Catu: Denize da Paróquia, a futura Secretária da Mulher assume interinamente a pasta de governo
A pasta deve ser criada em breve.
Na última quinta-feira(02) de janeiro, a ex-vereadora “Denize da Paróquia”(PSB), foi nomeada interinamente pelo Prefeito recentemente empossado Pequeno Sales(PT), (veja vídeo da posse aqui) como Secretária Interina de Governo, mas fontes ligadas diretamente ao gabinete do gestor, garantem que ela estará em breve trabalhando diretamente para as mulheres.
A nomeação atual já era aguardada, pois a ex-vereadora foi figura de grande representatividade na sua eleição, se envolvendo desde os processos administrativos políticos-partidários até a busca voto a voto na corrida eleitoral em 2024, tanto para ela mesma que intencionava novamente a “vereança”, como também levando o nome do Prefeito que disputou a reeleição por onde passava. Apesar de ter sido bem votada não obteve o necessário para driblar os cálculo e regras da legenda, ficando na primeira suplência.
Com uma militância forte na comunidade catuense, Denize Barbosa de Jesus Almeida, conhecida como “Denize da Paróquia” por conta da sua relação intensa com a comunidade católica, é considerada a figura de representatividade feminina ícone na luta pelos direitos das mulheres em Catu, não por acaso eleita vereadora pelo PSDB, em 2016 com mais de 800 votos.
Em 2020 episódios de traições, manobras políticas aliados a problemas de saúde, impediram o seu ingresso novamente ao legislativo, mesmo tendo mais de 700 votos. Mas não deixando de servir a comunidade catuense e trabalhando mais que alguns vereadores que foram eleitos ou até beneficiados pelo coeeficiente eleitoral para ocuparem a cadeira.
Em 2022 ela teve o apoio do Deputado Federal Paulo Azi(UB) para concorrer ao cargo de Deputada Estadual pelo União Brasil na época, tendo mais de cinco mil votos e fortalecendo seu nome no cenário politico em Catu, mesmo passando longe da cadeira da Assembleia Legislativa da Bahia(ALBA).
Mas o desejo do retorno ao legislativo continuava, já que o que Denize gosta mesmo, é de está perto do povo, “ o legislativo é algo que nos aproxima muito das demandas da comunidade, já que a população primeiro vem até o vereador(a) buscar a solução para as suas questões.” Destaca.
Denize destaca que em nenhum momento usou o fato de não está inserida no legislativo como desculpa para desacelar.” Mesmo com o problemaa de saúde de minha mãe entre outras demanadas, nunca deixei de dar assistência ao povo, quem me acompanha sabe. Isso sem falar no Lar Mãe Corina que todos sabem que sempre estou ali, rente com a equipe para solucionar quaisquer que seja questão das nossas idosas.Esta casa que tanto apoia as famílias das nossas idosas, oferecendo abrigo e suporte para elas com a ajuda dos familiares, e todo um corpo de funcionários treinados para cuidar de cada uma todos os dias com muito amor.” Pontua.
SOBRE A SECRETARIA DA MULHER
A nomeação interina é nesse momento uma passagem até que a mesma possa assumir a SECRETARIA DA MULHER, que deve ser criada ainda no início desse ano, conforme apuramos.
A criação da pasta faz parte das novas diretrizes de governo do Partido dos Trabalhadores – PT, que tem permeado a gestão de estados e municípios voltadas para os povos originários, os negros e as mulheres, parcela da população que dentro da avaliação sócio-econômica são os menos favorecidos por conta de uma deficiência histórica de atrasos de políticas públicas voltadas para estes.
Vários municípios estão indo nessa mesma direção, mesmo aqueles de direita, como é o caso de Mata de São João, que já assumiu esse compromisso e deve trazer em breve mais informações sobre o trabalho, que segundo apuramos, já vem acontecendo, mesmo sem a estruturação da pasta em si, que deve acontecer nos próximos meses.
Voltando ao cenário político de Catu, quando indagada sobre a pasta, Denize nem confirmou e nem desmentiu, apenas disse que, “nesse momento estou empenhada em fazer um bom trabalho na pasta de governo e à disposição do Prefeito Pequeno para o que ele achar melhor para a cidade. Meu interesse é contribuir para uma Catu cada vez melhor para todos.” Finalizou Denize.
A julgar pelas suas propostas de campanha que incluiam vários benefícios para as mulheres, a exemplo de: Implantação Centro de Referência e atenção a mulher – CRAM, Criação do Mercado de Artesãs e Shopping Popular com palco Central para os artistas da Terra se apresentarem, Casa de Apoio aos pais e mães autistas, que tragam serviços acompanhamento e tratamento adequado para todos os graus da síndrome de TEA,criação da Casa da Mulher Brasileira e da Própria pasta de Políticas Públicas para mulheres, entre outras propostas elencadas em reunões nas comunidades que visam oferecer mais proteção, segurança e fortalecendo econômico para o público feminino, fica claro que, em breve, teremos sim uma secretária que já vem trabalhando para as catuenses há muito tempo.
Vale ressaltar que Denize implantou ou impulsionou para que os seguintes conselhos passasem a existir: do idoso; da pessoa com deficiência; solicitou a Implantação do Conselho da Mulher; auxiliou e fomentou a criação do Conselho Comunitário de Segurança(CONSEG).
Por uma história tão próxima da comunidade, acredita-se que com esse perfil, a secretária interina da pasta de governo realmente será efetivamente em um futuro próximo a Secretária da Mulher em breve.
Objetivo da SPM
A Secretaria tem como principal objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação herdadas de uma sociedade patriarcal e excludente.
Responsável também pela: Promoção de Direitos das Muheres, autonomia econômica e financeira, Inclusão Sócioprodutiva.