Catu: Décimo Primeiro Cicloturismo do Distrito de Pedras movimentou a comunidade e atraiu ciclistas de diversas localidades
Realizado pela décima primeira vez, o Cicloturismo do Distrito de Pedras, em Catu-BA, aconteceu no último domingo, 08 de setembro, atraindo ciclistas e grupos de todo município catuense principalmente da zona rural e até de outras cidades como Pojuca, Mata de São João, São Sebastião do Passé, Salvador, proporcionando uma experiência ciclística única e empolgante, ao mesmo tempo que promove um estilo de vida ativo e saudável, incentivando a atividade física, e promovendo o potencial do ecoturismo, as belezas naturais e o patrimônio cultural da região.
A 11ª edição do Cicloturismo de Pedras com início às 8h da manhã com um delicioso café da manhã que deu energia para o pedal. Com cerca de 200 ciclistas participando, o evento foi um sucesso, percorrendo cerca de 20 km saindo de Pedras e percorrendo as comunidades de Flexas, Viadinho, Fazenda Api, São Miguel e retornando para Pedras, terminando por volta das 13h com um almoço gratuito para todos. A estrutura organizada garantiu um dia memorável para todos os amantes do ciclismo.
“Aqui, temos um grande celeiro de campeões, em diversas modalidades, e o cicloturismo, talvez seja a modalidade que mais ganhou adeptos nos últimos anos. É uma atividade que movimenta não apenas o esporte e a saúde dessas pessoas, mas também, o setor turístico e cultural do nosso município”, disse Rafael Araújo ex-diretor da Sejel que vem sempre apoiando os ciclistas e eventos como este na cidade.
Para o morador da comunidade e organizador do evento Edson Santos (Sinho) , celebrou o momento, classificando como “ocasião importantíssima para os visitantes explorarem tudo que a gente tem de bom na nossa zona rural e apreciarem nossas belezas e riquezas”. O mesmo ainda destacou que em eventos como esse, têm a capacidade de aquecer a economia local, e completou, “é a união de sustentabilidade, desenvolvimento do turismo na região e geração de renda para a nossa gente. Tudo alinhado aos nossos objetivos.”
De acordo com os organizadores e ciclistas o Cicloturismo de Pedras é mais do que um simples evento esportivo. É uma celebração da paixão pelo ciclismo, da conexão com a natureza e do espírito comunitário. O evento tem o apoio da Prefeitura de Catu, por meio das secretarias da Saúde (Sesau), da CMTT, da 95ª Companhia Independente da Policia Miltar e da Sejel – Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e do comércio local.