Política

Catu: André Marques no União Brasil? A possibilidade aquece o cenário politico

Informações de fontes sob anonimato, dão conta de uma possível filiação do médico e ex-vice prefeito de Catu, André Marques, ao União Brasil.

O médico e ex-candidato a Deputado Federal pelo PTB, Dr. André Marques, pode estar se preparando para uma nova empreitada política. Fontes próximas ao médico, informaram que ele estaria em negociações com o partido União Brasil, liderado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, visando às eleições municipais de 2024.

O possível pré-candidato a prefeito, que é conhecido em sua área de atuação pela competência e dedicação há mais de 30 anos atendendo a população de Catu e região, tem se destacado nas últimas eleições como um nome forte para representar os interesses de setores do eleitorado descontentes com a atual administração do município. Se a suposta negociação com o partido for bem sucedida, o médico terá um desafio significativo pela frente. O embate envolveria, além do atual prefeito que buscará a reeleição, Gera Requião (PSD), ex-prefeito do município que já anunciou sua intenção de retornar ao comando do executivo municipal e o atual gestor Pequeno Sales, recente Petista, após sua adesão ao partido dos trabalhadores.

Em busca de estrutura

Com a experiência adquirida nas últimas campanhas, André pode vir a se mostrar um adversário mais preparado para uma nova corrida eleitoral. O suporte do partido liderado por ACM Neto seria fundamental para dar a musculatura necessária a disputa municipal neste próximo pleito eleitoral. O político baiano, que já foi prefeito de Salvador, é considerado um dos grandes articuladores e pode ser um importante apoio para as pretensões de Dr. André Marques.

Embora as conversas entre André Marques e o União Brasil não sejam confirmadas pelas partes, a possibilidade de vê-lo nas urnas já desperta a atenção dos eleitores e do cenário político local. É preciso aguardar as definições das negociações para saber se o médico de renome se lançará em uma nova empreitada política. Mas, uma coisa é certa: A probabilidade de Dr. André permanecer no PTB é remota devido à proximidade do presidente da legenda, Beto Freitas, com o ex-prefeito Gera Requião. 

Uma mão amiga: Alan Sanches

A possível filiação do médico e ex-candidato a Deputado federal, André Marques, ao partido União Brasil é, supostamente, intermediada pelo também médico Deputado Estadual Alan Sanches ( União Brasil), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, de acordo com fontes próximas à negociação.

Deputado Alan Sanches na Barão de Camaçari- Catu Bahia

Alan Sanches que é ortopedista,  já fez vários atendimentos em Catu-Ba, inclusive trazendo suporte de fora para auxiliar nas ações de saúde para os catuenses, veja mais no link a seguir: https://www.catuacontece.com.br/catu-sabado-foi-marcado-por-servicos-de-saude-na-barao-de-camacari/  e que foram registrados em sua maioria pela Revista Catu Acontece. Veja link a seguir: https://www.catuacontece.com.br/catu-mais-humano-tem-atendimento-recorde-na-ultima-edicao-de-2021/ , teria se aproximado de André Marques durante as eleições de 2022 e estaria intermediando as negociações para que o médico possa concorrer às eleições municipais de 2024 pelo partido liderado por ACM Neto.

Caso a filiação se confirme, o “chopp” do Prefeito Pequeno Sales (PT), que segundo fontes resguardadas, vem tentando aproximar sua gestão à cúpula do União Brasil de Catu, pode vir a ficar “aguado” e o pairo ficaria mais duro entre: Sales, André e Gera Requião, ex-PT, hoje PSD, mesma base do Governo do Estado, o que deixa mais uma incógnita para a futura disputa, que é: como ficará o posicionamento do Governo Estadual caso Sales e Gera “batam o pé” e se coloquem como pré-candidados ao executivo catuense?

Ainda assim, é importante destacar que as supostas negociações estariam em andamento e que a filiação,  até mesmo as conversas de Dr. André Marques com o União Brasil não foram confirmadas. Resta aguardar os desdobramentos e, como esses possíveis movimentos políticos poderão afetar o cenário eleitoral no município de Catu.

O outro lado da moeda

Procurado, o médico e ex-candidato a deputado federal, Dr. André Marques, não confirmou as informações que apontariam sua aproximação com o partido União Brasil, liderado por ACM Neto, visando as eleições municipais de 2024.

Além disso, Dr. André Marques também foi questionado sobre uma possível participação em uma chapa capitaneada pelo atual prefeito Pequeno Sales, do PT. Sobre esse assunto, o médico não confirmou nem negou a possibilidade de uma aliança com o partido governista. O Deputado Alan Sanches (UB) também foi procurado, mas não se manifestou durante o contato.

No entanto, caso se confirme a filiação de André Marques ao União Brasil, uma aliança com o PT seria pouco provável, considerando que os partidos possuem visões políticas distintas e, são frequentemente posicionados em lados opostos do aspecto político.

Embora ainda não haja confirmações oficiais, é certo que a possível filiação do médico ao União Brasil tem gerado expectativas e especulações no cenário político local, e os eleitores aguardam ansiosamente por novidades que possam definir o quadro eleitoral para as eleições municipais de 2024.

***Por Jorge Andrade e Donaire Verçosa.

Redação