ComunidadeSaúde

Casos de H3N2 crescem em Catu e estoque nos postos de saúde estão zerados

Emergências cheias, e pessoas de uma mesma família acamadas com sintomas gripais, que vão desde diarreia e vômito, até dores de cabeça e no corpo, secreção pulmonar a congestão nasal. É assim que tem sido o dia dia de muitos dos catuenses.

imagem do HMC

Em contato com a Sesab, Secretaria de Saúde do Estado, nossa redação foi informada que a última remessa de doses do imunizante contra a Influenza pelo Ministério da Saúde, ocorreu em 15 de dezembro de 2021, num total de 103 mil doses, sendo 100% distribuídas.

Devido a preocupação com o avanço da Covid-19, a vacinação contra influenza ficou em segundo plano para a maioria dos catuenses e municípios baianos, embora por outro lado a secretaria tenha recebido doses suficientes apenas para o público prioritário. Segundo informações da própria Sesab, que reforça que a meta estipulada foi alcançada.”

Em abril teve a campanha de vacinação em todos os municípios, sendo prorrogada por diversas vezes. . Tinham vacinas disponíveis em todos os municípios. A partir de novembro teve início um surto na capital e após a intensificação das chuvas no Sul e Extremo Sul, as doses que chegaram apenas em dezembro, foram destinadas a estas localidades. A cepa dessa vacina é a desenvolvida com base no inverno de 2020 no hemisfério norte. Ou seja, carece de atualização.”

“Ainda em nota Secretaria de Saúde do Estado, desde 01/11/2021 até hoje, casos detectados através dos exames, foram 10 casos positivos de H3N2 em Catu, de um total de 78 exames analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia.  O Ministério da Saúde não informou data de entrega de novas doses:

Já a ascom da secretaria da Prefeitura Municipal de Catu, nos enviou nota em nome da SESAU, onde destaca que:

“Tem reforçado constantemente o pedido junto a SESAB. Porém, a mesma encontra-se com estoque zerado de vacinas, impossibilitando a chegada de novas doses ao munícipio de Catu-Ba.”

Nesta segunda-feira, 03, a Prefeitura Municipal de Catu cancelou os festejos de Reis na cidade que estavam previstos para serem realizados nas datas de 06 a 09 de janeiro, por conta do avanço da Influenza.

Enquanto novas doses da vacina não chegam, a SMS orienta o reforço nas medidas preventivas de higiene, como uso do álcool em gel, máscara e evitar aglomerações.

Em caso de sintomas, a secretaria pede que o municípe se dirija para o hospital, para receber o tratamento devido.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.