Comunidade

Carnaval do CAPS agita o comércio de Catu nessa manhã

Nessa quarta-feira (19) a alegria tomou conta do centro de Catu, com os foliões do CAPS fazendo o carnaval da inclusão.

Pela décima quinta vez consecutiva os pacientes comemoraram a chegada da folia, fantasiados com muitos adereços de fantasia, carro de som tocando marchinha de antigos carnavais  contagiando o público por onde passava.

O CAPS folia contou com a presença de autoridades municipais, como a primeira-dama Jó Requião e o vereador João do Ônibus, e foi promovido pela secretaria de Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal de Catu (BA).

No percurso que iniciou em frente à Prefeitura, muitos vibravam com o colorido das serpentinas e com o som das tradicionais marchinhas.

A coordenadora e assistente social do CAPS, Núbia Ferreira, em seu discurso, reforçou a importância desse projeto: “é um dia muito alegre, um momento de interação para os nossos pacientes com a população; tudo é feito com amor, eles se divertem, nós nos divertimos; e o nosso objetivo  atingido, que é inseri-los na sociedade, quebrando o preconceito, até porque todos têm direito de viver com toda a liberdade social”. Pontuou.

Para encerrar o projeto, os pacientes se concentraram no Marco Zero, e foi distribuídos lanches ao som de músicas de antigos carnavais .

Atualmente o Centro de Atenção presta atendimento para 1.726 cidadãos da cidade, que sofrem com algum problema psíquico, ou que fazem acompanhamento para ter orientação de como ter ou manter uma mente saudável. O principal objetivo da casa é proporcionar a saúde mental, que é o que guia o corpo, e inseri-los no mundo como qualquer outra pessoa da sociedade.