CulturaEducaçãoEsporte

CARAVANA TRAZ ESPORTES E ARTES INCREMENTANDO A EDUCAÇÃO CATUENSE

Em coletiva de imprensa realizada na manhã de sexta-feira (23), secretários de educação e cultura e esportes enfatizaram a mudança esperada com a primeira caravana de 2018 no município

Uma reunião realizada na manhã dessa sexta-feira(23), na secretaria de Educação, no centro administrativo de Catu-Ba, destacou os objetivos acerca da caravana dos esportes e das artes, na primeira etapa do ano. Com participação da imprensa local, estiveram os secretários e os coordenadores dos institutos responsáveis pelo evento. Além do envolvimento das secretarias de esportes, Educação e Cultura e Desenvolvimento Social, o projeto recebe apoio da lei de incentivo aos esportes a Rouanet.

A primeira etapa de 2018 do projeto, será realizada na cidade catuense do dia 26 de fevereiro até 01 de março. A realização acontecerá no Estádio municipal Antônio Pena. O horário de atendimento será das 08h ás 11h e das 14h à 17 no período da tarde, onde será reservado para os estudantes das escolas municipais. Será montado também, um cinema com filmes da Disney nos dias 26,  27,28 e 01 das 19h às 21h em um espaço para atender 200 crianças nas noites em que o projeto funcionará. Todos os serviços serão gratuitos e voltados para educadores e estudantes da rede municipal de ensino.

Segundo o projeto, a ideia é levar as duas disciplinas pedagógicas para atrair a população a fazer parte das atividades. A caravana é um movimento engajado por uma luta de mobilização no esporte e na arte. O evento é realizado em 135 municípios anualmente, e Catu foi selecionada como a primeira cidade a receber o conjunto de atividades em 2018.

Outras cidades no estado da Bahia, já receberam o comboio de serviços, como Conceição do Coité, Senhor do Bonfim, Ribeira do Pombal, Banzaê, Salvador e Lauro de Freitas. Para ser realizada, a caravana recebe indicação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e além disso, segue critérios de avaliação como a necessidade do município.

Para o Coordenador do Instituto Esporte e Educação Alexandre Arena, Catu é um município estratégico, onde abraçou a causa para o melhor reaproveitamento dos jovens, “é um projeto que beneficia a todos, e incute a participação da família. Nós podemos mostrar outras possibilidades, além do que já é feito na cidade de uma maneira mais extrovertida dentro do complexo educacional”. Pondera.

São 25 pessoas respondendo pelo projeto que além de atender aos 3.600 alunos, ofertará cursos de capacitação para 200 professores, gestores e monitores com as metodologias “Esporte Educacional” e “Viva com Arte”, desenvolvidas pelo Instituto Esporte e Educação e Instituto Mpumalanga. O coordenador garante que todos aprendem mais brincando, “as pessoas desenvolvem competências a partir do que aprendem. Estamos ofertando arte, dança, canto”. Destaca.

Para o secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Adonay Silva, a força do evento movimentará e instruirá ainda mais a juventude local, “precisamos agregar valores a partir desse trabalho coletivo. Temos tantas práticas esportivas em Catu que vamos integrar ainda mais com outros talvez desconhecidos na cidade. Precisamos disso, para sair do processo de isolamento em que vivemos dentro de casa”. Pontua.

Já a secretária de educação e cultura, Ana Teixeira salientou o compromisso que os mestres de sala de aula têm com os alunos em desenvolver uma educação completa, “temos um compromisso, são oportunidades ofertadas para atender o maior número de estudantes possíveis. A meta sempre será oferecer o melhor para a educação dos catuenses”. Finaliza.

As secretarias estão montando um plano para receber 50 bicicletas da caravana, e assim trazer a população catuense para a prática de esportes ao ar livre. A competência será traçada pelas áreas de educação e esporte na tentativa de revezar alunos nos fins de semana a aderirem a atividades físicas.

 

 

Reportagem: João Vitor Araújo

Redação