Comunidade

CAPS e PSF de Pau Lavrado desenvolvem assembléia sobre depressão e suicídio

O fenômeno da “CAPScialização” da saúde mental também foi debatido no evento

O CAPS I Ubirajara de Oliveira e o Posto de Saúde da Família do distrito de Pau Lavrado realizaram uma assembleia sobre depressão e suicídio ontem (14), na Câmara de Vereadores de Catu. A médica do PSF, Dra. Erika Naegel, palestrante no evento, apresentou dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o suicídio no mundo, a relação entre suicídio e depressão, as causas da depressão, tratamentos, prevenção, fatores de risco e etc.

Durante a palestra, foram expostos dados históricos sobre a trajetória da saúde mental no Brasil e sobre o preconceito com a população que sofre com transtornos mentais. Os dados apontaram também que o país passou por um longo percurso até alcançar a reforma psiquiátrica em 1978, que acabou com a “manicomialização” após a implantação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) por todo o território.

Segundo Erika, apesar da melhora no tratamento, estamos vivendo agora outro processo, a “CAPScialização” da saúde mental, onde todos os enfermos são direcionados somente para o CAPS. A partir disso surgiu a ideia de implantar uma nova dinâmica no PSF de Pau Lavrado, que tem o objetivo de construir vínculos, fazer a continuidade do cuidado, para que o indivíduo possa sentir-se acolhido no PSF e na comunidade.

O objetivo da assembleia foi disseminar essa ideia, motivando outras unidades de saúde. “Geralmente o paciente da saúde mental é direcionado ao CAPS, então eu resolvi colocar esse programa no PSF de Pau Lavrado, juntamente com a enfermeira Queila, para receber, acolher e abrir espaço para esse paciente na atenção básica, para que ele não acabe sendo enviado sempre para o CAPS, ou seja a atenção básica e a atenção especializada acabam não acolhendo, é como se ele fosse uma responsabilidade unicamente do CAPS e não é”, explicou a médica.

Núbia Ferreira, coordenadora do CAPS I Ubirajara de Oliveira e idealizadora da Assembleia, relatou que o evento nasceu em outubro a partir de relatos de pacientes que desenvolveram depressão por causa do câncer de mama. “Como nós estamos no Outubro Rosa eu pensei em fazer essa Assembleia com o tema “depressão”, abordando também a questão do suicídio, já que temos alguns pacientes que vem tentando suicídio, mas a gente vem conseguindo controlar essas crises, devido ao tratamento que eles fazem, é uma parceria que está dando certo, o PSF de Pau Lavrado com o CAPS”.

Compareceram ao evento pacientes e familiares, profissionais do CAPS e do PSF de Pau Lavrado, além de outras unidades de saúde. Para fechar a assembleia, a plateia pôde tirar dúvidas acerca do tema.