Saúde

Câncer do colo do útero e mama: saiba como se prevenir

O câncer de colo do útero é responsável por cerca de 265 mil óbitos por ano. Além de exames anuais que auxiliam na prevenção e no diagnóstico precoce, hábitos saudáveis podem aumentar a sobrevida da mulher

 

Atualmente vem crescendo o número de casos de câncer do colo do útero, devido ao contacto com o vírus do human papilomavirus (HPV),  que já é o quarto tipo mais comum entre as mulheres, excetuando-se os casos de pele não melanoma. Ele é responsável por 265 mil óbitos por ano, sendo a quarta causa mais freqüente de morte por câncer em mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer(INCA)

A prevenção do Câncer do colo é simples, através do uso da camisinha as mulheres podem se proteger e também evitar uma gravidez indesejada e outras doenças sexualmente transmissíveis como hepatites, sífilis, herpes, gonorreia, clamidea, aids, htlv, linfogranuloas, granulomas, tricomonas e outras doenças sexualmente transmissíveis..

Dentro das medidas de prevenção do câncer do colo uterino  está o exame de papanicolau, também conhecido como preventivo, que deve ser realizado anualmente, e que detecta o vírus do HPV e lesões precursoras do câncer de colo. A vacina contra o HPV já está disponível em 3 (três) doses. O Ministério da Saúde disponibiliza a vacina para meninas de 9 (nove) aos 13 (treze) anos gratuitamente. Os postos de saúde tem a vacina disponível.

O exame ginecológico anual deve ser realizado por todas as mulheres em idade fértil, com vida sexual ativa e em menor pausa.

O rastreamento do câncer de mama também deve ser realizado anualmente em pacientes acima de 35 anos, que podem realizar mamografias e em relação as pacientes mais jovens está disponível a ultrassonografia mamária.

A prevenção ainda é a melhor solução. O auto exame das mamas onde com as pontas dos dedos massageia-se os seios, tocando levemente toda a superfície  mamária mensalmente, até mesmo durante o banho, ajuda a verificar qualquer mudança,  e em assim percebendo, marque rapidamente um  médico ginecologista, que saberá como proceder.

Por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco da mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Outros exames ginecológicos podem ser realizados para investigação de doenças do ciclo menstrual: síndrome de ovários policísticos, endometriose, cistos ovarianos, miomas, processos inflamatórios em geral e acompanhamento da menopausa.

No caso de cólicas menstruais intensas, deve-se investigar a endometriose, através de exames específicos e iniciar o tratamento o quanto antes para não prejudicar a fertilidade e ainda danificar outros órgãos da mulher.

Portanto um exame anual seria recomendado, inclusive para as adolescentes que sofrem com cólicas menstruais (dismenorreia) é que querem iniciar a contracepção, orientando-as quanto ao uso do preservativo e do anticoncepcional.

Dra. Maria Cristina Estevez Amoedo (60), formada há 35 anos pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, atende no mesmo grupo do Agnus Dei há 34, especialista em ginecologia obstetrícia e patologia, destaca: “felizmente as mulheres de hoje são bem informadas quanto aos problemas que afligem o sexo feminino, e por isso estão cada vez mais procurando os centros de saúde para tratamentos preventivos, mas é preciso avançar mais nos cuidados com corpo.”

Para as mulheres catuenses fica portanto o alerta : “vamos nos prevenir agora para melhorar a qualidade de vida futuro. Mesmo com a correria do dia à dia,  é preciso reservar um tempo para se cuidar, pois ainda é o caminho mais propício para uma sobrevida maior com plena qualidade,” destaca Dra. Cristina que atende em Catu no Hospital Agnus Dei todas às quartas- feiras.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.