ComunidadeEsporte

Campeões do CT Pássaro X desfilam em carro aberto pelas ruas de Catu

Carreata mobiliza a cidade com os atletas medalhistas da seletiva regional do mundial de Abu Dhabi

No final da tarde desta segunda-feira (11), uma carreata pelas ruas de Catu homenageou os jovens que se consagraram campeões em uma das maiores competições de jiu-jitsu sediadas por Sergipe, o UAEJJF Sergipe Regional Jiu-Jitsu Championship 2017. O campeonato é uma parceria entre a Confederação de Jiu Jitsu dos Emirados Árabes, a Federação Brasileira de Jiu Jitsu e a Federação de Jiu Jitsu de Sergipe. A competição seleciona os melhores competidores de várias categorias para a seletiva nacional que será realizada em São Paulo em novembro para o mundial de Abu Dhabi.

A carreata saiu da frente do Terminal Rodoviário de Catu, ao som de fogos de artifício e buzinas dos catuenses ovacionando os ganhadores que percorreram o bairro da Aruanha, Barão de Camaçari, Rua Nova e Comércio, em carro aberto.

No último final de semana, oito competidores do CT Pássaro X participaram do maior campeonato de jiu jitsu do Brasil, realizado em Aracaju (SE), onde os jovens faixas verdes Newton e Franciele receberam a medalha de ouro e prata, respectivamente.


Os atletas medalhistas, Franciele Lima e Newton Anjos, moradores do Barão de Camaçari, ambos são membros do projeto social do CT Pássaro X, criado por Douglas Pinto, que busca jovens com vulnerabilidade social para fomentar a importância do esporte na formação de indivíduo que venha ser peça importante para construção de uma sociedade melhor e mais consciente dos seus direitos e deveres.

Sobre a importância do CT Pássaro X, Franciele pontua: “na academia me sinto em casa. Fiz amigos, aprendo diariamente com os treinos. Só tenho a agradecer por terem me adotado e continuarem acreditando no meu potencial.” Afirma Franciele que aos 14 anos coleciona 12 medalhas sendo 2 de prata, 1 de bronze e 9 de ouro.  A atleta que já se destaca no jiu-jitsu, está sendo uma promessa no Muay Thai e futuramente o MMA.

Já Newton enfatiza que “vim para academia através da seleção que o sensei fez na escola que estudava, a pedido da diretora, porque não tinha um bom comportamento e rendimento escolar. Hoje, com o jiu-jitsu eu mudei. Aprendo todo dia a ter disciplina e respeitar ao próximo. Minha família se orgulha e eu só quero melhorar.” Afirma reluzente com suas 16 medalhas junto ao peito são 3 de prata, 4 de bronze e 9 de ouro.
O criador do projeto, o sensei Douglas Pinto que é Bicampeão Brasileiro e Tricampeão Baiano da modalidade, falou com emoção dos 8 anos de estrada. “Nosso intuito, foi sempre usar o esporte como disciplina. Acrescentar, formar campeões e multiplicar. Esse é o legado que levamos para a nossa vida.” Sobre a importância do evento em Aracaju, ele esclarece, “foi maravilhoso levar nossos atletas para ter esse reconhecimento lá. Fomos acolhidos, junto ao nosso mestre Emílio Nascimento que é o Presidente da Federação de jiu-jitsu do estado de Sergipe. A programação do evento também trouxe mais de 700 atletas de dentro e fora do estado, além de outras partes do mundo que estiveram no projeto e com a organização do evento”. Destacou Douglas.

Em relação às dificuldades encontradas nesses 8 anos o professor pondera: “foram anos de lutas e de conquistas. Nosso objetivo será sempre crescer cada vez mais. Além de que, hoje temos uma responsabilidade a mais, que é de a formar uma família. Se não há parceria, não há vitórias. Sempre tivemos apoio das famílias dos atletas para desenvolver o projeto.” Destacou o sensei.


O professor do Muay Thay, Arisson Catus, também enfatizou sobre a importância da equipe CT Pássaro X. “Fui convidado por Douglas e Bebeto para fazer essa parceria junto ao Grupo Demolição, a qual o CT Pássaro X é afiliado. Temos a sensação de dever cumprido e que realmente a missão está sendo cumprida em favor desses guerreiros que se apresentam hoje.” A equipe Demolição conta com mais de 100 alunos em Catu.
 

A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer do município, na pessoa de Adonay Silva, informou que o órgão sempre se prestou em favor da Academia e de suas atividades. “Tivemos muitas atividades nas práticas esportivas de Catu e sempre nós fechamos com a Pássaro X. É importante reiterar, somamos força  também com as secretarias de Educação e  da Saúde, que participam também ativamente nos projetos. Também é vital que a sociedade civil tome conhecimento de que o caminho é o esporte. Nos unimos em prol da melhoria dos nossos jovens catuenses. É por eles que erguemos isso.” Pontuou Adonay.

Recentemente o faixa preta, Douglas Pinto, realizou no clube CEPE-Catu, exames de faixas no jiu-jitsu para 5 alunos da turma pré-mirim ao infantojuvenil,  e graduou diversos alunos do adulto; com a presença do mestre Marcos Araújo da Equipe Demolição, o professor Arisson Catus, graduou 24 alunos do Muay Thai. E no dia 27 de agosto, no campeonato em Camaçari, a academia destacou-se em diversas categorias, trazendo 16 medalhas, sendo 3 ouros, 7 pratas e 6 bronzes.

Redação