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Campanha #elenão expõe artista a revês nas redes sociais

Artistas de vários seguimentos se uniram em uma campanha que apesar de intensa nessas últimas semanas, ganhou embate com os eleitores, por esse pleito presidenciável o país está cada vez mais dividido, como tem revelado as últimas pesquisas eleitorais

As últimas pesquisas atiçaram uma interminável discussão na internet sobre o voto para ocupar a cadeira presidenciável nessas eleições. A disputa eleitoral cada vez mais polarizada entre Haddad e Bolsonaro, tem feito de umas das redes sociais mais utilizadas no pais, um verdadeiro ringue de ideias, e de ofensa também.

As eleições 2018 revelam o grande poder das redes sociais. Com uma penetração bem maior que a dos veículos de comunicação convencionais, as redes vêm criando tendências e desmistificando o poder de influência de personalidade famosos em vários extratos da sociedade.

O movimento #elenão, capitaneado por artistas, pensadores e celebridades é um claro exemplo disso. Embora a hashtag #Elenão ocupe as primeiras colocações em todos os trends, nas redes sociais é visível a reação dos seguidores dos artistas que declaram posição favorável ao movimento. Em mídias como o youtube, que reúne milhões de seguidores de perfis de artistas e celebridade, os posts com as manifestações favoráveis ao movimento já receberam milhões de visualizações.

O perfil da cantora baiana Daniella Mercury é seguido por 1 milhão de pessoas. O post onde ela firma posição favorável ao movimento foi visualizado por mais de um milhão de pessoas – até o momento da publicação da matéria –  e curtido por 16 mil seguidores. Já o número de “dislikes” atinge a cifra de 907 mil seguidores.

No perfil de Marilia Mendonça, o mesmo fenômeno se repete. A cantora, famosa por suas canções que falam sobre dor de cotovelo e paixões impossíveis, posicionou-se sobre o tema e seus seguidores reagiram com mais de 600 mil “dislikes”. Contato com a assessoria de comunicação da artista, que afirmou que ela não se manifestará sobre a reação de seus seguidores. O mesmo contato foi realizado com a assessoria de Leticia Collin e Leticia Sabatella, que receberam, respectivamente, a censura de mais de 700 mil fãs.

Poder de influenciar 

A reação das redes a campanhas que tentam favorecer figuras políticas é imediata. O fácil acesso à informação e a possibilidade de comparar informações, tiram de artistas e outras celebridades o poder de influenciar em temas que obedecem à realidade individual. Os seguidores rechaçam tais posicionamentos por não se sentirem representados por eles.

 

 

Fonte: Giro Político