Política

CÂMARA MUNICIPAL ABRE O ANO COM INAUGURAÇÃO DE RAMPA

O Presidente da Câmara Municipal de Catu-Ba Marcelo Calasans, inaugurou junto com vereadores na noite de quinta-feira(15), a rampa de acesso para as pessoas com dificuldades de locomoção e anunciou em coletiva novidades para o ano de 2018 da Casa Legislativa

 

“Dever cumprido”. Foi o resumo feito em discurso pelo presidente Marcelo Calasans, na inauguração da passarela da Câmara de Vereadores de Catu-Ba, possibilitando o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção, na quinta-feira(15).

 

 

Com novidades programadas para o ano de 2018, a câmara municipal deu início as atividades com uma coletiva para imprensa na manhã e às 19h e 30min, a inauguração da rampa de acesso, construída em 45 dias, com término em dezembro de 2017. A coletiva foi realizada com as autoridades municipais, presidida por Marcelo Calasans, que reiterou a necessidade de fazer uma política diferente.

Foram trazidos dentre outros assuntos, a necessidade de mudar a situação econômica da cidade, a participação ativa dos cidadãos nas sessões e os esforços para se gerar emprego no município. Marcelo reafirmou que o compromisso da política catuense deve se manter íntegro diante dos abalos de corrupção pelo país, “a política precisa ter uma nova cara. E é uma das prioridades do novo legislativo catuense, a cidade almeja novas ações.”

Pensando nos jovens, Marcelo juntamente com os vereadores tem  no planejamento 2018, a iniciativa de inserir internet gratuita na praça da câmara para garantir a participação da juventude na política do município, e para as famílias da ideia de estimular o uso do cartão através do Credcatu para aquecer a economia da cidade.

Para o vereador Márcio Damasceno (PRB), a população carece de acesso a informação por não acompanhar as atividades realizadas na câmara, “infelizmente, temos a visão de que o vereador bom é aquele que presta assistencialismo. É necessário que os cidadãos de Catu, estejam mais presentes nas atividades e projetos realizados na câmara, para conferirem como o dinheiro da população é empregado.”

A inauguração da rampa de acesso fechou a noite de quinta-feira. Autoridades e a população, juntamente com vereadores se revezaram afim de parabenizar o trabalho e o compromisso do líder da câmara em entregar essa importante via de acesso aos debilitados.

Morador do condomínio Antônio Carlos, no bairro do Bom viver, Sérgio Conceição (47), foi o primeiro cadeirante a chegar animado com a nova forma de acesso. Desde os 5 anos, ele não anda por não sentir suas pernas. Para ele, a passarela é uma forma das autoridades políticas compreender e respeitar as pessoas que dependem desse dispositivo, “me equilibro com as muletas, consigo realizar algumas atividades, mas as vezes preciso da ajuda de outros. Quero parabenizar o presidente por esse marco na história da cidade, e principalmente por mostrar que nós somos cidadãos como qualquer outro.”

 

 

O técnico em manutenção e cadeirante Lismar Menezes (36), se emocionou com esse passo tão importante para as pessoas deficientes, “é um direito nosso, precisamos estar a par de tudo o que acontece aqui. Como cidadão, preciso conhecer os projetos que me envolvem também.”

Anderson Souza (36), morador do Planalto I, fez questão de se deslocar de sua casa para conhecer de perto a rampa, “eu nunca vim na câmara devido a minha situação. Posso dizer que agora vou está ativo nas seções”. Pontua.

Em Catu, 2.241 pessoas possuem algum tipo de dificuldade na locomoção e 205 não conseguem se locomover de jeito algum. Com esse novo dispositivo, os catuenses poderão ter acesso as sessões e participar das reuniões que definem o rumo dos munícipes.

 

 

Na inauguração, a família do presidente marcou presença para conferir de perto o trabalho do vereador. O irmão de Marcelo, Manoel Calasans, afirma que a empatia é um elemento forte, especialmente quando parte da política, “o trabalho de Marcelo representa inovação. Catu precisava de um olhar jovem para ser tratada de uma maneira moderna. Essa inauguração mostra a importância que muitos outros têm. O cadeirante, o idoso acaba ganhando com essa conquista”. Enfatiza.

O presidente Marcelo Calasans reiterou que quando se realiza projetos e discussões com transparência, o resultado será positivo e beneficiará a todos, “a sensação é de dever cumprido. Estou fazendo uma política de cabeça erguida, nosso trabalho é evidenciado pela transparência, e a ideia é acertar, ainda mais quando tratamos do dinheiro da população. O que aprendi na família, é o exemplo que levarei para as minhas atitudes na casa que representa o povo.”

 

 

O prefeito Geranilson Requião, acompanhado da primeira dama Josenita Requião, fez questão de prestigiar o evento que enalteceu o público portador de necessidades especiais, “é o resultado de um trabalho humilde e persistente, que nada mais é do que revolucionar o cenário catuense. E Marcelo está realizando com maestria e brilhantismo”.

Para finalizar a noite, cadeirantes e pessoas com dificuldades motoras tiveram uma celebração na câmara com direito a salgados e confraternização entre os políticos e a população presente.

 

 

 

Reportagem: João Vitor Araújo

Edição de Texto: Donaire Verçosa

Fotos: Magno Vinícius