Câmara aprova reforma administrativa enviada pelo prefeito João Gualberto
A Câmara de Vereadores de Mata de São João aprovou nesse sábado(02), por unanimidade, o projeto do prefeito João Gualberto, que trata da reforma administrativa do Município. No novo ordenamento da gestão, fica instituída a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda e extintas as secretarias de Esporte (que passa a ser uma subsecretaria vinculada à Educação, assim como a Cultura), Regularização Fundiária e a Subprefeitura do Litoral.
Segue abaixo o link com todo sistema organizacional publicado o diário oficial 02 de janeiro de 2021.
https://www.matadesaojoao.ba.gov.br/Handler.ashx?f=diario&query=3524&c=505&m=0
Vale ressaltar que dentro desse novo organograma, haverá as readequações salariais precisam respeitar a normativa da lei federal, que proíbe que os aumentos salarias ultrapassem o valor atual da folha de pagamento, até dezembro de 2021. Mas como em dezembro de 2020, várias demissões foram feitas para que a readequação organizacional fosse feita, tudo leva a crer que com novos cargos, os funcionários, principalmente os mais antigos, terão uma equiparação salarial equivalente ao cargo que deverão ocupar dentro do organograma.
A secretaria de Cultura e Turismo passa a ser só de Turismo; a de Planejamento, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Trabalho agora é Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; a de Ação Social passou a ser denominada de Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza; e a de Educação agora é Educação Cultura e Esporte. Saúde, Administração e Finanças; Agricultura e Pesca; e Obras e Serviços Públicos continuam com as mesmas nomenclaturas.
Emprego e renda – “Estes são ajustes necessários para dar mais dinâmica e eficiência à gestão e que se enquadram com as novas realidades. Sobretudo nos cenários econômico e social que passamos a enfrentar com a pandemia do coronavírus”, explica Gualberto. Ele destacou a criação da nova pasta, a de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda.
“A geração de emprego e a qualificação dos jovens terão prioridade total nesta nova gestão. Por isso entendemos a necessidade de criar uma secretaria que cuide diretamente destes temas”, salienta o Prefeito de Mata de São João. Gualberto já havia governado o município de 2005 à 2012.
Tanto o atual gestor, quanto Marcelo Oliveira (2012 a 2020) conseguiram transformar a educação, a saúde, a infraestrutura e os serviços públicos de Mata. Agora, o grande desafio, de acordo com novo prefeito, é vencer um dos maiores problemas econômicos e sociais do planeta, que é o déficit de empregos.
Quem assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda é o empresário Joel Feldman. Presidente da rede de Supermercado Cesta do Povo, Feldman já foi secretário de planejamento e Meio Ambiente do Município, da segunda gestão de Marcelo Oliveira.
A chefe da Contabilidade da Prefeitura, Rita Miranda, assume a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza; a Bióloga Yuka Fujiki é a titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; e Alexandre Rossi volta à Secretaria de Turismo; depois de dois anos.
Já as secretarias de Obras e Serviços Públicos; Administração e Finanças; Saúde; Educação, Cultura e Esporte; e Agricultura e Pesca; continuam sob o comando de Áureo Franco Júnior, Naira Fidalgo, Tatiane Rebouças, Alex Carvalho e Adriana Nunes, respectivamente. Manuela Amaral e Diana Mendes continuam como Controladora Geral e Assessora Jurídica Geral.
Secretariado:
– Administração e Finanças – Naira Fidalgo
– Agricultura e Pesca – Adriana Nunes
– Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda – Joel Feldman
– Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – Yuka Fujiki
– Educação, Cultura e Esporte – Alex Carvalho
– Obras e Serviços Públicos – Áureo Franco Júnior
– Promoção Social e Combate à Pobreza – Rita Miranda
– Saúde – Tatiane Rebouças
– Turismo – Alexandre Rossi
– Assessoria Jurídica Geral – Diana Mendes
– Controladora Geral – Manuela Amaral
Fonte: Direto da Cidade
Foto: Yordan Bosco
Reedição: Donaire Verçosa