Política

Bruno Reis diz que vaga no TCM é da Assembleia: Deputados não podem perder a prerrogativa

Prefeito criticou, indiretamente, indicação da enfermeira Aline Peixoto como conselheira da TCM.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, criticou, de forma indireta, a indicação da enfermeira Aline Peixoto, esposa do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Em entrevista ao bahia.ba, durante lançamento do Carnaval 2023, nesta quinta-feira (16), o prefeito afirmou que quando se tem “um excelente candidato com muitos atributos, a gente não precisa gastar uma palavra falando dos concorrentes”, se referindo o ex-deputado estadual Tom Araújo (União), que disputa a vaga contra Aline.

“Quando a gente tem um excelente candidato com muitos atributos, a gente não precisa gastar uma palavra falando dos concorrentes. O nosso candidato preenche todos os requisitos, primeiro, legais, para ser candidato. Notório saber jurídico, experiência pública, mais de dez anos de atividade pública. Foi prefeito, conhece a realidade dos prefeitos. Foi deputado, conhece o papel de fiscalizador que o deputado tem que ter. Entende do cumprimento do orçamento e da boa aplicação dos recursos públicos. É uma pessoa que tem uma conduta moral inquestionável, um grande deputado, deputado querido, deputado que ano passado passou por uma grande dificuldade na sua vida pessoal em virtude de um câncer que sofreu e está conseguindo vencer essa batalha”, defendeu.

Bruno Reis defendeu ainda que os deputados “não podem perder a prerrogativa” elegendo uma pessoa que não passou pela Assembleia. “Nós escolhemos na oposição o que nós tínhamos de melhor: alguém que fosse representar os deputado. Eu acho que os deputados não podem perder a prerrogativa. Essa vaga é da Assembleia. Historicamente ela é destinada a um ex-deputado ou um deputado e os deputados não podem perder essa prerrogativa. Então com todos esses argumentos, e são muitos, a gente defende o nome de Tom Araújo. Certeza que ele pode sim sair vitorioso”.

Mais cedo, o senador Jaques Wagner (PT) declarou ser ccontra a candidatura e indicação da enfermeira Aline Peixoto, esposa do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para conselheira do TCM, o prefeito Bruno Reis alfinetou, sem citar nomes, as criticas já feitas em entrevista ao bahia.ba, como fica a base.

Palanque desarmado

Ainda em e entrevista ai bahia.ba, o líder do Executivo afirmou que os palanques já estão desarmados desde outubro e que torce por um bom trabalho do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

“Quando acabou o primeiro turno, saudei o governador, reconhecemos a vitória. Torço que ele faça um grande trabalho, que possa ser um governo exitoso. Me coloco à disposição, a prefeitura, para construir qualquer parceria que seja boa para cidade, e é natural que no carnaval cada um tenha seu papel e que nós estejamos juntos.

Foto: Jorge Jesus / bahia.ba