ComportamentoComunidadeEconomia

BANCOS TÊM MOVIMENTO TRANQUILO NESSE PRIMEIRO DIA PÓS GREVE

Depois da greve dos vigilantes, que deixou os serviços nas agências bancárias paralisados, o atendimento interno ao público foi reaberto nessa quinta-feira em Catu e todo Brasil

Hoje as agências bancárias em Catu estiveram movimentadas depois de 15 dias em greve e 10 horas de negociações no Ministério Público do Trabalho, em Salvador. Os vigilantes fecharam um acordo com o sindicato patronal e voltaram ao trabalho nessa quinta-feira (8).

O reajuste salarial da categoria ficou em 6%, retroativo ao mês de maio, houve aumento de 6% também no ticket de alimentação e a contribuição do trabalhador, que era de 20%, passou para 15%, além de pagamento dos dias parados. A greve começou no dia 24 de maio e provocou a suspensão dos serviços de agências bancárias, do INSS e de algumas escolas no estado da Bahia.

Os cerca de 1500 vigilantes, fizeram vigília durante toda a tarde de ontem (7) e aprovaram com cerca de 98% de votos, diante do MPT e sob testemunho da população e da imprensa, o acordo e o retorno ao trabalho a partir das 7hs desta quinta-feira, dia 08 de junho.

As opiniões sobre o movimento nos bancos hoje ficaram divididas, para boa parte do público que foi as agências bancárias de Catu, para alguns a espera estava um pouco acima do normal, para outros foi dentro do esperado.

 

O funcionário público José Humberto de Assis (54) mostrou-se insatisfeito com o atendimento, “ tenho mais de quinze minutos aqui, estou com a senha 60 e ainda está na 48. Está demorando mais do que o normal, acredito que seja por conta da greve que teve. ”

 

 

Já Paulo Vitor São Pedro (25), engenheiro civil, não percebeu nenhum tipo de alteração na demanda nessa quinta-feira. “ Estava aguardando a reabertura das agências para buscar a remissão que de um boleto que só podia ser feito aqui na caixa, mas achei o atendimento rápido na caixa,” pontuou Paulo.

Vale lembrar que o pagamento das contas inativas começa no sábado, mas para quem precisará fazer o saque nas agências caixas, a assessoria caixa da região, informou que em Catu  a agência não vai abrir as portas como boa parte farão em todo Brasil, nesse caso fica para segunda-feira, o trabalhador que não puder sacar nos caixas eletrônicos  e lotéricas.

 

Seu Antônio Alves (74), aposentado, que acompanhava a neta em atendimento no  banco bradesco, “ sinceramente estou achando muito tranquilo, talvez de amanhã em diante, o movimento até fique mais intenso, mas hoje foi bem favorável para quem veio as agências.”

O reajuste  salarial dos vigilantes, ficou abaixo dos 7% pedidos pela categoria e acima do 1% oferecido inicialmente pelos patrões.  A categoria também manteve a data base em fevereiro. O ponto polêmico sobre a ampliação das horas extras não foi aprovado.

O acordo firmado no MPT beneficiou 12 mil vigilantes em Salvador e 32 mil em toda a Bahia.

A assessoria do sindicato emitiu nota destacando que: “ não foi o resultado dos nossos sonhos, mas na conjuntura de crise econômica e política, do desemprego, de reformas que atacam os trabalhadores a greve foi, acima de tudo, vitoriosa e heroica. ”

 

 

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.