Economia

Bancos se antecipam e oferecem parcelamento de compras via Pix

BC ainda não lançou oficialmente, mas diz que nada impede que bancos ofertem aos clientes.

Mesmo sem ter sido lançado oficial pelo Banco Central (BC), o Pix Garantido, que permite o parcelamento de transações utilizando o Pix, já tem sido disponibilizado por alguns bancos.

“O produto Pix Garantido, que permite o parcelamento de transações no Pix, ainda não foi lançado e não há previsão de lançamento. Nada impede que os bancos, desde já, ofertem crédito aos seus clientes para utilização em pagamentos via Pix. É um produto de cada banco”, explicou o BC, por meio de nota, na sexta-feira (20).

O Pix, meio eletrônico instantâneo que possibilita a transferência entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia, se tornou uma das opções de pagamento mais usadas pelos brasileiros e tem facilitado as transações bancárias no país. A expectativa é de que a novidade possa facilitar as operações aos clientes que buscam realizar uma compra e diminuir o uso do cartão de crédito, modalidade que tem taxas de juros muito altas. Segundo especialistas, a nova funcionalidade do Pix pode fortalecer o relacionamento entre os bancos e os clientes.

Como funciona
O Pix parcelado é um tipo de contratação de crédito pessoal, já que ao fazer o parcelamento, o cliente está pedindo ao banco uma antecipação do valor da transação. Com o pagamento em parcelas, o banco lucra com o acréscimo de juros. Por isso, de acordo com o BC, é preciso estar atento às taxas cobradas pelos operadores de crédito.

Com o parcelamento no Pix, o consumidor poderá dividir a transação em até 12 ou 24 vezes. Esse serviço já é oferecido pelo Mercado Pago, pelo PicPay e pelo Banco Santander. As taxas são de 2,5% ao mês no caso do Mercado Pago, de 2,9% no Santander, e de 2,99% no PicPay. As taxas são atrativas em comparação aos juros do cartão de crédito, que custam a partir de 6,53% ao mês.

Via Bahia.Ba/ Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Redação