Comunidade

Ave é encontrada por moradora em Catu é resgatada por Secretaria de Meio Ambiente

A orientação dos orgãos e que todo e qualquer animal silvestre seja entregue a Secretaria.

Uma ave com aparência de uma coruja e segundo a moradora do Fleming em Catu-Ba que a encontrou, teria caiu do ninho, estaria sendo cuidada em residência até ser entregue aos órgãos competentes na manhã desta sexta-feira, 23 de fevereiro. Nesses casos a orientação da Nonagésima Quinta Companhia de Polícia Militar é que seja encaminhado e entregue para a Secretaria de Meio Ambiente no Centro Administrativo da cidade, na localidade da Aruanha. Veja vídeo aqui!

Lucidalva que encontrou uma ave que achava ser uma coruja, entregou o pássaro a Secretaria de Meio Ambiente. O “Curiango” assim corretamente conhecida a espécie, na verdade utiliza o solo entre as folhas para se camuflar enquanto descansa durante o dia, já que possue hábitos nortunos e não caído do ninho como a moradora acabou deduzindo.

O passáro foi resgatado da residência pela Diretora de Licenciamento e Fiscalização Helen Oliveira e o apoio técnico de Júnior Neval, analisado por um veterinário e encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres-CETAS, unidade do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos -INEMA, onde será reabilitado e possivelmente devolvido à natureza.

Segundo a Coordenadora de Educação Ambiental Raiane Silva, o procedimento é padrão para todo e qualquer animal silvestre encontrado, “o que mais acontece no município é o resgate de cobras, mas o procedimento é o mesmo. Entrar em contato para que o órgão ambiental faça o resgate e encaminhamento adequado. Lembrando que criar ou abater animais silvestres é crime ambiental além de comprometer a biodiversidade” Destacou.

A Secretaria de Meio Ambiente orienta que em casos semelhantes, a população entre em contato com o órgão municipal para que ocorra o devido manejo do animal. O contato pode ser feito através dos números: (71) 3641- 8240 e/ou (71) 3641-8236.

SOBRE O CURIANGO

O curiango-comum (Nyctidromus albicollis) é uma ave da família Caprimulgidae. Bastante comum, distribui-se desde o sul do México até o nordeste da Argentina. A plumagem tem uma coloração pardo-amarelada finamente pintada de preto e com manchas pretas maiores, rêmiges pretas com fita branca.

Não só morcegos e corujas povoam os céus das matas brasileiras à noite. O Curiango habita as bordas de florestas, as capoeiras abertas, os cerrados, nos capões, vive curiango-comum (Nyctidromus albicollis).

A ave é chamada de vários nomes curiango, ju-jau, amanhã-eu-vou em Minas Gerais, ibijau, mede-léguas, acurana e a-ku-kú no Mato Grosso, coriavo, engole-vento em Pernambuco, joão-corta-pau e mariangu. Notívago, é um exímio caçador de insetos – que devora aos montes enquanto voa com o bico aberto -, atividade que o ocupa até o amanhecer.

Durante o dia, é muito difícil visualizá-lo. Se espantado, voa curtas distâncias e logo volta a sumir em meio à vegetação rasteira. Procurado, se camuflar nas folhagens do chão da mata. Seus ninhos são colocados diretamente no solo, para manter esta camuflagem. E, neles, tudo contribui para esta “invisibilidade”: a fêmea põe 2 ovos amarelo-avermelhados manchados de marrom. Os filhotes também possuem uma coloração muito semelhante à da folhagem seca. E quando os pais abandonam o ninho, repetindo instintivamente a lição dos mais velhos, ficam completamente imóveis. Mais informações aqui!


Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.