Saúde

Aumento de casos da Covid-19 impede retorno das aulas da rede municipal de Guanambi, e em Catu já há um avanço significativo do coronavírus

O retorno das aulas da rede municipal de ensino de Guanambi, cidade no sudoeste da Bahia, foi adiado em uma semana devido ao aumento de casos da Covid-19 no município. A informação foi divulgada pela prefeitura.

Conforme análise dos dados divulgados pela atual gestão, o aumento de casos ativos em uma semana foi de cerca de 300%. As aulas estavam suspensas devido as férias semestrais, que acontecem normalmente no mês de junho tinham previsão de retorno para está segunda-feira (4). Com a mudança, os estudantes devem voltar às salas de aula na próxima segunda-feira (11). Com isso, o encerramento do ano letivo deverá ser adiado uma semana para o cumprimento legal dos 200 dias letivos.

Conforme dados do boletim da prefeitura sobre a Covid-19 na cidade, no dia 26 de junho, Guanambi tinha 181 casos ativos e registrou 50 casos em 24h. Já no último sábado (2), uma semana depois, o município registrava 719 casos ativos da doença, um aumento de quase 300%. Doze pessoas estão internadas e 108 casos positivos foram confirmados em 24h.

Catu

Em Catu, as clínicas e emergências, já presenciam um aumento na procura dos atendimentos de pessoas com sintomas, que se confundem com virose, gripes, resfriados e covid-19, sendo que a testagem ainda está abaixo se comparada com a procura por medicamentos associados ao tratamento de sintomas gripais, conforme apurado pela nossa redação junto aos farmacêuticos.

Veja evolução dos Casos da Covid-19 em Catu

No dia 15 de junho, o boletim epidemiológico diário indicava 02 novos casos de covid-19. No dia 16/06 foram 06 positivados, e na continuidade oscilando entre 04 e pouco mais de 10 casos.
Já na semana após as festas juninas. houve um aumento significativo de casos. Em 29 de junho os casos saltaram para 52 novos positivados, segundo boletim da SMS, foram 93 casos no dia 30/06, e no boletim desta terça-feira, 4 de julho, já são 109 novos casos.

Há uma grande parcela da população que ainda não e procuram as UBS para testar, e há os assintomáticos e as testagem das farmácias, testes rápidos em sua maioria não contabilizados ou informados tardiamente.

A orientação dos órgãos oficiais de saúde. é que em casos de sintomas que se assemelham com a covid -19, que é as gripes, rinites, sinusites e resfriados, testar para saber se na realidade a enfermidade em questão não é covid-19, permanece como antes das festas, até para monitoramento do avanço dos casos, com a intenção de evitar o avanço do que já está sendo chamada pelos especialistas como a quarta onda da pandemia.

Os testes rápidos estão sendo realizados nas UBs e fomos informados que a secretaria de Saúde do muncípio de Catu está intentando uma ação de testagem em massa, para um dignóstico do crescimento da covid-19 mas efetivo, e para tal será feito um levantamento da disponibilidade dos testes, e de como a ação de enfrentamento ao avanço do coronavírus irá será executado nos próximos dias.

A vacinação em Catu com um total de 54.704 habitantes, tem pouco mais de 47 mil pessoas com a primeira dose, sendo cerca de 43 mil com segunda, terceira dose pouco mais de 27 mil e na dose de reforço, a quarta dose, 1.835, contabilizando um total de pouco mais de 91 por cento de imunizados, ainda que com doses parciais, segundo a última publicação do vacinômetro nas redes sociais oficiais da Secretaria de Saúde.

Casos em Jequié

Outro município que está na lista de alerta dos órgaos de saúde, é a cidade de Jequié, no sudoeste do estado, a PMJ emitiu um alerta sobre o aumento de casos de Covid-19 no município. No último boletim, divulgado pela gestão municipal na última terça-feira (24), foram registrados sete novos casos positivos nas últimas 24 horas. O município conta ainda com mais 22 casos ativos da doença.

A cidade já tinha, no final do último mês de abril, zerado o número de casos da doença e de pacientes hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva por conta da covid. “A pandemia da Covid-19 não acabou! Mantenha os protocolos preventivos e não vacile”, alertou a gestão municipal. . 

A taxa de ocupação na UTI-Covid do Hospital São Vicente, que atende a região, é de 20%. Ao longo da pandemia, a cidade registrou 22.637 casos confirmados da enfermidade, com 443 mortes provocadas. Até o momento, 137.488 pessoas foram vacinadas com a primeira dose em Jequié.

*** Matéria com informações da SESAB, G1 e PMC, com edição de Donaire Lago.

Redação