Atleta catuense faz história no fisiculturismo
Uemerson Santos treina forte, supera seus limites e consegue ficar com o corpo em forma e a mente focada em seus objetivos alcançando vitórias no esporte e projetando o nome de Catu para todo Brasil
O jovem Uemerson (21), morador do distrito de Sitio Novo, Catu – BA, teve a oportunidade de competir por um dos maiores títulos da categoria, este que contou com o apoio da família, amigos e do professor Alberto Carvalho, conhecido por ‘Betão’, teve a honra de ganhar 2 troféus Overall pela federação de fisiculturismo de Salvador: Overall Markus Clássic NSL e Overall campeonato baiano IFBB.
O atleta catuense dedica essas premiações à pessoa que sempre o apoiou em tudo na vida, sua mãe, dona Joelia Pereira Santos.
O Secretário de Juventude e Esportes, Adonay destaca a trajetória de Uemerson: “uma grata revelação para o município de Catu, ele que já foi aluno da escolinha de futebol promovida pela prefeitura, já disputou na parte do fisiculturismo em Camaçari, Salvador, Copa Nordeste e recentemente sagrou-se campeão na etapa de fisiculturismo para iniciante; com um destaque porque venceu na categoria dele, e ainda ganhou o Overall (titulo dado ao campeão dos campeões). Para mim é uma história forte, interessante. Vale lembrar que ele abriu uma academia em sitio novo, um exemplo de determinação.” Comenta.
Tudo começou quando o atleta catuense foi trabalhar em Pojuca – Ba, no ano de 2017, como estagiário numa academia, este tinha um grande sonho que com muita determinação foi realizado com recursos próprios. Começou a competir e em momento algum pensou em desistir, todos os dias ele ia atrás de patrocinadores, e segundo Uemerson não foi fácil, e hoje descreve pode olhar para trás e perceber quanto do caminho já percorreu.
Uemerson explica a importância deste momento em sua vida e deixa seu recado para a juventude que busca no esporte uma oportunidade de vencer na vida: “eu tinha o sonho de ser um fisiculturista de carreira, os donos da academia que eu estagiava queriam montar uma equipe de fisiculturismo, de inicio não deu certo, mas eu não parei, pois corria atrás de patrocínio todos os dias. O mestre que auxiliou no meu desenvolvimento foi o professor ‘Betão’. Quem tem um sonho precisa correr em direção a ele, ter ousadia para conquistar o que quer. Musculação não é só esforço físico é mental também.” Finaliza.
E não para por ai, Uemerson Santos já tem agenda marcada para mais um desafio, no próximo mês, setembro, vai disputar um campeonato aqui na Bahia, uma seletiva pra o Arnold Clássic, o maior evento de fisiculturismo no Brasil, e manda um recado para os leitores do Catu Acontece: ‘fiquem ligados na revista eletrônica para mais informações.” Pontuou o atleta.
Em suas redes sociais, o atleta costuma a cada competição fazer uma postagem, agradecendo parceiros, amigos, família e patrocinadores . Em delas escrita em junho, o campeão postou uma frase que acredita servir para qualquer um que tem um sonho e deseja alcançar um alvo: ” o sonho é seu, e de mais ninguém…Para realizá-lo precisa ter pessoas humildes ao lado que o apoie, pois ninguém chega no topo sozinho.” Pontuou em sua reflexão.
Siga Uemerson no instagram: uemersson_atleta_ifbb
Reportagem Roberval Silva
Edição de texto e produção: Donaire Verçosa