Atividades turísticas ocorreram normalmente nas praias de Mata de São João no final de semana
Eficiente trabalho de limpeza das praias e pouca chegada de óleo garantem um final de semana de muito sol, banho de mar e atividades esportivas
Os turistas e moradores que estiveram nas praias do município de Mata de São João nestes sábado e no domingo (19 e 20) viveram uma rotina absolutamente normal de banho de mar, de atividades esportivas e de lazer. Na segunda semana do maior acidente ambiental que atinge todo o litoral do Nordeste brasileiro, apenas alguns pontos isolados da costa matense receberam pequenas bolotas do material, que rapidamente foram removidas.
Equipes da Prefeitura, grupos de moradores, funcionários de empreendimentos hoteleiros e residenciais, bombeiros e uma frente do Centro de Defesa Ambiental (CDA) da Petrobras estão trabalhando diariamente na remoção dos resíduos que aparecem.
Desde a terça-feira da semana passada, quando uma mancha de óleo atingiu praias de Imbassaí, a quantidade de resíduos diminuiu bastante. Neste final de semana, as praias e o rio estavam completamente limpos. Em locais como a Praia do Forte, o Santo Antônio e as praias dos resorts, os banhistas sequer lembraram mais do acidente ambiental.
De acordo com o subprefeito do Litoral de Mata de São João, Hélio Vianna, a eficiência na retirada das manchas é a principal responsável pelo clima de normalidade nas praias do município.
“Não podemos dizer que estamos em 100% do nosso estado de normalidade. Mas o enorme esforço do poder público municipal, dos moradores, dos empreendimentos e do CDA na retirarda imediata do que aparece nas praias tem colaborado muito para que a rotina das atividades turísticas não seja alterada”, explica o subprefeito.
Vianna reforça que uma parceria da Prefeitura, através da Polícia Municipal, com o 10º Grupamento de Bombeiros Militar de Camaçari possibilita que cerca de 30 pessoas auxiliem na remoção de manchas de óleo em diversos pontos do Litoral matense.
“Está sendo um final de semana normal, como muitos outros que passo aqui. Sinceramente, hoje é o segundo dia que estou na praia e só vi uma pessoa com os pés sujos de óleo. No mais, não vi nada”, diz a turista de Salvador Sandra Fernandes, 36 anos. Ela estava com o filho Lucas, 6 anos, e uma amiga na Praia do Lorde, que estava lotada neste domingo (20).
Fonte: Ascom PMSJ