As pessoas mais felizes têm um hábito simples em comum. Ele começa em casa, mas influencia até mesmo sua produtividade no trabalho
Se quisermos ter mais bem-estar, tem algo simples que devemos fazer em casa e que a ciência mostrou que tem uma correlação direta com o estresse e a saúde mental.
O bem-estar, que leva à felicidade dos indivíduos, é um objetivo fundamental para praticamente qualquer um. Porém, não existe uma fórmula mágica para a felicidade, nem mesmo um delicioso doce de copo da felicidade, infelizmente. Na verdade, de acordo com um estudo publicado na Nature Human Behavior, investigadores da felicidade da Universidade da Colúmbia Britânica afirmaram que os hábitos de felicidade mais populares têm, na melhor das hipóteses, pouca evidência cientificamente sólida de que funcionam, isso sem contar os casos que não tem nenhuma base.
Sim, poderíamos dizer para você seguir uma série de hábitos para ter uma vida mais feliz com instruções e conselhos passo a passo para aumentar o bem-estar. Com tantas regras, você acabaria mais infeliz do que feliz. No entanto, tem alguns hábitos simples que estudos mostraram que nos ajudam no caminho do bem-estar e começam em nossa casa, mas vão além e ainda ajudam na produtividade. E tudo começa com a relação entre ordem no lar e felicidade porque sim, existe uma ligação entre elas. Descubra que hábito simples que começa em casa pode ajudar no seu bem-estar.
Seguir dicas de organização para manter a casa arrumada é mais importante do que muita gente imagina. 21% das pessoas sentem-se frustradas por ter coisas em casa sem um local específico, segundo um relatório da IKEA, embora o nível de frustração e grau de importância da organização possam variar bastante de pessoa em pessoa, segundo Patricia Maguet, psicóloga de casais associada ao Conselho Geral de Psicologia da Espanha.
Porém, a organização da sua casa está diretamente ligada à organização da sua mente, de acordo com o estudo Casas com Psicologia, realizado pelo Conselho Geral de Psicologia, pela Psicofundação e pela IKEA. A pesquisa sugere que uma maior ordem em casa está ligada ao aumento do bem-estar e da felicidade, e apenas limpar a cozinha, organizar e arrumar as camas diariamente é mais que suficiente para isso.
A ordem está diretamente relacionada à saúde mental segundo a Dra. Danielle Roeske. “Quando há ordem e estrutura em nosso ambiente externo, isso pode nos ajudar a nos sentirmos mais capazes de gerenciar alguns dos estados e mundos emocionais internos”, diz ela. Ou seja, o nosso ambiente pode funcionar como um “recipiente” para os nossos estados emocionais e psicológicos, e este estudo descobriu que a desordem da casa ainda está ligada à procrastinação, sentimentos de sobrecarga e uma menor qualidade de vida.
Sentir controle sobre o nosso ambiente também pode fortalecer a nossa autoestima e promover o bem-estar geral, já que uma casa arrumada pode criar um ambiente mais relaxante e agradável, tão efetivo quanto um chá calmante. De acordo com Catherine Roster, a desordem pode diminuir a sensação de bem-estar, felicidade e segurança que uma pessoa obtém por estar em seus espaços pessoais.
Ter organização também afeta nossa produtividade
Uma organização correta em casa pode reduzir o estresse. Na verdade, um ambiente caótico pode gerar uma sensação de sobrecarga e está comprovado que pessoas que vivem em ambientes caóticos e desordenados apresentam maior índice de cortisol, ou seja: mais estresse.
A produtividade também está diretamente ligada a um ambiente bem organizado. Se o nosso escritório for organizado, a nossa concentração vai melhorar, segundo um estudo do Instituto de Neurociência de Princeton que indica que ter muitos elementos no nosso campo visual distrai a capacidade de processamento do cérebro.
Eliminar a desordem permite que o cérebro se concentre em itens e tarefas que estão à nossa frente, um de cada vez, aumentando nossa produtividade. Além disso, um espaço desordenado pode causar estresse, ansiedade, dificuldade de concentração e tensão nos relacionamentos, de acordo com Peggy Loo, Ph.D., psicóloga licenciada e diretora do Manhattan Therapy Collective.
Manter a ordem em casa não precisa ser uma tarefa que demora horas para tirar seu lar do caos completo. O mais importante é transformar a arrumação em hábito, para que possa manter a casa organizada rotineiramente sem esforço. Você só precisa de alguns minutos por dia para que a casa fique visualmente mais organizada e, com isso, você tenha menos estresse e fique mais feliz e produtivo. Simples assim! ( Matéria: Tudo Gostoso)