Apoena Araújo: Um legado de amor e dedicação através do ensino
Com 23 anos de docência, o professor Apoena Araújo deixa um legado de ensino baseado em amor, humanidade e excelência educacional.
Apoena Julio da Silva Araujo(45), filho da professora Ana Maria da Silva Araújo (72), e do aposentado Jioselio Chaves de Araújo (80), tem a sua história de vida marcada pela dedicação ao ramo da educação durante seus anos de vida, e junto a suas irmãs, Araã Isabela (44), e Araúna Itaicy (41) formam uma família dedicada a educação em nosso município.
Durante a sua jornada profissional Apoena lecionou em cursos profissionalizantes do SENAI e também de jovens aprendizes (Ferbasa, Perbras, Petrobrás), oportunizando jovens de baixa renda para que eles posteriormente ingressassem no mercado de trabalho.
“ A parte do ensino em cursos profissionalizantes e jovens aprendizes marcou significativamente a minha vida. Sempre busco orientar meus alunos a buscar oportunidades, onde de fato eu vejo a real dificuldade de vida pelas quais os mesmos passam, e os oriento da melhor maneira possível. Isso nunca se tratou de valor financeiro, é claro que as pessoas trabalham para isso, mas oportunizar um jovem que busca sair de uma realidade carente a qual está acometido, não se trata apenas de profissionalismo, e sim de humanidade”. Relatou Apoena Araújo
No ano de 2016, Apoena Araújo se candidatou a vereador do município de Catu. Durante a época , o mesmo contou com o trabalho de amigos/alunos e ex-alunos voluntários para realizar a sua campanha eleitoral, tendo em vista que o mesmo não dispunha de muitos recursos financeiros e o apoio que recebia era para financiar alguns materiais de campanha, onde a maioria destes foram adquiridos com recursos próprios.
No período eleitoral, Apoena fazia questão de transitar nas zonas carentes do município, e isso ia além da busca pela aquisição de votos. As áreas as quais eram visitadas, continham antigos alunos que, onde o avistavam, sentiam enorme satisfação, gratidão e vinham em total apoio a campanha do mesmo tendo em vista que no processo de campanha as coisas funcionavam sempre de maneira transparente com projetos voltados para a educação, cultura, lazer , esportes e idosos , prezando sempre pela integridade e honestidade politica.
Atualmente, Apoena Araújo atua como vice-diretor do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, localizado no bairro Aruanha, Av- Geonisio Barroso, onde realizada um trabalho, que envolve o protagonismo dos alunos.
“ A confiança que os alunos tem em me relatar os problemas familiares, me faz vivenciar casos de jovens que se automutilam, possuem carência familiar, abuso, violência dentre outros e sempre procuro ajudá-los da melhor maneira possível buscando escuta-los. Sou lembrado como pai, convidado para casamentos, etc. e eu não suporto ver que meus filhos passam por dificuldades, e por isso faço questão de dar suporte a eles, os encaminhando junto a meu parceiro Mestre Delmaci. Disponibilizo meu número de telefone e redes sociais como suporte, e meu tempo em grande parte é dedicado a eles. Hoje digo que trabalho com amor” Pontuou Apoena Araújo.
“ O conhecimento é apaixonante, se tornando uma lacuna na vida de quem não o tem e não enxerga. Costumo dizer que o conhecimento é algo que nunca podem tirar de nós, e que a educação é a melhor possibilidade que temos para um mundo menos desigual”. Destacou Apoena Araújo.
” Eu penso que a educação é a mola mestra da sociedade e por isso, acredito muito na humanidade. Ao longo destes mais de vinte anos como professor ganhei e aprendi muita coisa e o que adquiri dinheiro nenhum no mundo é suficiente. Conhecimento não se compra, se adquire e se conquista. As experiências que tenho vivido como docente e este ano principalmente na gestão são imensuráveis. Fica nítido como as famílias estão sem alicerce, independente da formação, e como os jovens precisam mais do que nunca de serem escutados e amparados. Vivemos um período de muita cobrança dentro e fora de nós é um tempo em que não se tem paciência, queremos tudo para ontem. Vamos ouvir mais, perdoar mais, amar mais e a educação junto a escolarização nos darão essa oportunidade de um mundo mais justo e equilibrado” . Relatou o Educador Apoena Araújo emocionado ao relembrar sua jornada de vida durante seus anos na docência.