Saúde

Anvisa proíbe uso e venda de todas as marcas de pomadas de cabelo, após casos de cegueira temporária

A Anvisa, desde janeiro, tem publicado alertas orientando sobre o uso das pomadas de cabelo e resoluções suspendendo produtos irregulares.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem recebido denúncias e informações sobre casos de efeitos indesejáveis (cegueira temporária e traumas oculares) causados por pomadas de cabelo, que fixam tranças e modelam os fios.

Além de cegueira temporária (perda temporária da visão), os relatos dos pacientes são de forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

Nesta sexta-feira (10), a Anvisa publicou uma resolução em que interdita TODAS as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos.

A medida, segundo a agência, é “preventiva e vale enquanto não forem concluídas as investigações de irritação ocular. Esses produtos não devem ser utilizados”.

A avaliação de risco feita pela Anvisa, em conjunto com o Ministério da Saúde e as Vigilâncias Sanitárias locais, indica que, diante do número de ocorrências, da distribuição geográfica e da diversidade de marcas envolvidas, a medida mais segura é interditar todos esses produtos até que todas as providências possíveis sejam adotadas para evitar novos eventos indesejáveis.

QUAL POMADA ESTÁ CAUSANDO CEGUEIRA?
Assim, todas as pomadas para modelar e trançar cabelos estão com a comercialização proibida pela Anvisa.

Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer uma dessas pomadas de cabelo pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza.

As pomadas que já foram adquiridas e existentes nas residências ou em salões de beleza não devem ser utilizadas neste momento.

ANVISA POMADA CABELO
A Anvisa, desde janeiro, tem publicado alertas orientando sobre o uso das pomadas de cabelo e resoluções suspendendo produtos irregulares.

A agência ressalta que a população em geral deve fazer notificação diante de qualquer efeito indesejável  (saiba como clicando aqui)  que possa ser relacionado ao uso dessas pomadas de cabelo ou de outros cosméticos.

A Anvisa já publicou dois alertas e interdições sobre esses produtos. Veja as ações já adotadas pela agência para as pomadas de cabelo clicando aqui

POMADA DE CABELO CEGUEIRA
Nos últimos dias, as emergências de saúde da Região Metropolitana do Recife têm notificado casos de pacientes com cegueira temporária decorrente de queimadura química nos olhos, provocada pelo uso de pomadas modeladoras.

Os casos de cegueira temporária e demais lesões nos olhos, decorrentes do uso de pomadas de cabelo, têm ocorrido em varias cidades do Brasil.

Os produtos são utilizados para finalização dos penteados, especialmente neste período pré-Carnaval.

A anvisa Alerta que as pomadas de cabelo podem gerar ceratites (inflamação da córnea) e abrasões, que, além de dor, também desencadeiam um quadro de baixa visual temporária .

QUAL POMADA PARA CABELO CAUSA CEGUEIRA?


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem investigado marcas e fabricantes de pomadas de cabelo relacionadas a problemas de visão, como cegueira temporária, inflamações das pálpebras, conjuntivites e úlceras de córnea.

Desde a sexta-feira (10/2), uma resolução da Anvisa passou a proibir o uso de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos. A medida é preventiva e vale enquanto não forem concluídas as investigações de irritação ocular. Esses produtos não devem ser utilizados.

No último fim de semana, mais de 200 pessoas foram a emergências oftalmológicas em Pernambuco com problemas na visão, após o uso de pomadas para trançar cabelos. As informações são do UOL.

Foto:  PROCON-PE/DIVULGAÇÃO

Redação