Comportamento

Ansiedade: o mal do século

Sete a cada dez pessoas no mundo sofrem ou já sofreram em algum momento com o transtorno de ansiedade.  De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 9,3% dos brasileiros apresentam os sintomas da patologia

A ansiedade é um sentimento comum e extremamente frequente em todos os seres humanos seja criança, adolescentes e/ou adultos, é útil para a sobrevivência e proteção do indivíduo. Mas, quando sentida em alta frequência e intensidade deixa de ser um fator de proteção e passa a prejudicar o indivíduo e sua qualidade de vida como um todo.

Sete a cada dez pessoas incluindo crianças hoje, no mundo sofrem, já sofreu ou vão sofrer de algum transtorno de ansiedade. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 9,3% dos brasileiros apresentam os sintomas da patologia. Chocante não é? Até a década de 80, havia a convicção de que os medos e preocupações durante a infância eram passageiro e benéfico. Reconhecesse hoje, que podem constituir transtornos bastante frequentes, causando sofrimento e disfunção à criança ou ao adolescente e isso pode ser levado para a vida adulta.

Podemos assim, definir a ansiedade como um estado emocional ou sentimental, desagradável de apreensão e medo, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de anteceder o perigo. Enquanto o medo se caracteriza por ter um objeto definido, a ansiedade é uma emoção difundida, focalizada no futuro, o chamado “excesso de coisas futuras”, sendo acionada por um “gatilho”. Criar vários pensamentos negativos, fantasias diversas e cenas temidas são comuns a uma pessoa emocionalmente ansiosa.

 O estado de ansiedade é assistido por reações físicas desconfortáveis, caracterizados como; taquicardia, sudorese, pensamentos acelerado, sensação de desmaio entre outros, em alguns casos até patológicos, como por exemplo; náuseas, peso no estômago e diarreia, podendo ser confundida com outros quadros clínicos.

Neste sentido, é importante perceber que todos nós temos alguns comportamentos “estranhos” uma vez ou outra. Psicologicamente falando a vida é cheia de estados emocionais diversos, de transições e crises.Todos nós temos alguns medos ilógicos, algumas ideias intrometidas em nossa consciência e estados de ansiedade mais acentuados.

O que caracteriza um estado como Patológico é quando estas situações dominam a nossa vida mental, quando o sofrimento emocional (ansiedade, desânimo, etc.) passa a preencher o primeiro lugar em nossas vidas e nos impede de viver outras experiências. A busca de um profissional especializado em Saúde Mental é de grande relevância nesses momentos. Cuidar do nosso Psicológico é nos amar.

 

 

 

 

 

 

 

Psicóloga Clínica:

Angela Maria Machado Alvares

CRP:03/IP16872

Especializada em: Trabalhos grupais (Palestras, Roda de Conversa entre outros…), Psicoterapia de Casais, Adultos, Adolescentes, Crianças e Atendimentos Domiciliares.

Contatos:

alvares-angela@hotmail.com

maria.machado3007@gmail.com

Celular e WhatsApp: (71)99660-0792

Espaço Terapêutico de atendimento Clinica Psicológico.

Endereço: Centro Empresarial Haiala, rua Antônio Balbino, N/10. Centro, Catu/Bahia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação