PSICOLOGIAS E COMPORTAMENTOS

Ansiedade generalizada

O Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a organização mundial de saúde, e o tabu em procurar ajuda profissional para lidar com o transtorno, é algo que ainda afasta a maioria da população dos consultórios de psicólogos e psiquiatras.

O Brasil sofre uma epidemia de ansiedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o País tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo. Estima-se que 1 trilhão de dólares sejam perdidos em produtividade todos os anos em decorrência da ansiedade e da depressão no trabalho.

A Organização Mundial da Saúde calculou que 6% da população sofre com depressão, enquanto 9% têm algum transtorno de ansiedade. Os números correspondem ao triplo da média global. Mesmo assim, poucas empresas brasileiras criaram medidas para amenizar a ocorrência desses problemas. Um estudo da consultoria americana Mercer Marsh, realizado em 11 países da América Latina, aponta que apenas 21% das companhias brasileiras mantêm políticas ou programas para cuidar da saúde mental dos funcionários.

Mas o que é ansiedade?

A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo e expectativas.  Preocupações fazem parte da vida  humana, impossível viver sem elas, algumas são necessárias para que se tenha uma vida mais prudente e com responsabilidade. Por exemplo; preocupar-se em realizar um bom trabalho, oferecer uma boa educação aos filhos, desejo se saber onde eles estão, por onde andam ou com quem se relacionam. O  jovem na expectativa do seu primeiro emprego, com as escolhas profissionais ou preparação para o ENEM.

A  escolha de  uma empresa aérea para fazer uma viajem  segura,  chegar cedo a uma entrevista de emprego,  promover um ambiente saudável no trabalho, na família, apresentar um bom seminário na escola, na faculdade, ministrar uma boa  palestra são exemplos de preocupações  normais e  necessárias à vida do ser humano, mas existem preocupações que duram por um determinado tempo que pode chegar até 6 meses consecutivos. Trata-se  do  Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) que é uma  preocupação excessiva, constante e de difícil de controle.

Os principais sintomas são físicos e psicológicos; insônia, dificuldades de relaxar, irritabilidade, dificuldade de se concentrar, falhas na memória, dores de cabeça, dores musculares, formigamento, suor frio, preocupações em excesso, por exemplo; nunca vou conseguir falar em público, não viajo de avião, porque é muito perigoso, não saio à noite por causa da violência.

Os fatores podem ser genéticos, familiares e ambientais. Desemprego, problemas econômicos, morte de um ente querido, desentendimentos com familiares, separação, estresse no ambiente de trabalho. O diagnóstico para o Transtorno de Ansiedade Generalizada é realizado por profissionais de saúde mental; Psiquiatra ou Psicólogos.

Não tenha vergonha ou preconceito de buscar esses profissionais se for preciso. Crianças, adolescentes, jovens e idosos, ou melhor, pessoas de todas as idades podem estar sofrendo com a Ansiedade Generalizada, portanto, cuidem-se. E se precisar de uso de medicação monitorada pelo psiquiatra, aceite, e compreenda que é um remédio para um tratamento como qualquer outra doença que você precise de medicação.

Conhecendo alguém com esses sintomas ou reconhecendo a presença desses sintomas em sua vida? Procure um profissional de saúde mental. Lembre-se: vergonha maior é não se cuidar, quem ama se cuida, para poder cuidar dos outros.

Pedro Jorge Queiroz
psicólogo / CRP-03/14976

Pedro Jorge Pereira Mota Queiroz
psicólogo
CRP-03/14976

Local de atendimento: Espaço Sentir ao lado da Osaf-Catu-BA
Tel: 71-99920-1115

Redação