Aniversário da cidade de Pojuca é marcado por homenagens e inaugurações
“Pojuca, 105 anos. Um novo caminhar do município”
As comemorações dos 105 anos de emancipação política de Pojuca foram repletas de tradição, beleza, fé, homenagens e muita animação durante o dia 29 de julho que estará marcado para sempre na história, por conta da reinauguração, do estádio municipal, principal praça esportiva do nosso município e também pelo lançamento do livro “Pojuca: o Arraial da Passagem”.
Já às 5h da manhã e ao som da Filarmônica São José (importante patrimônio histórico e cultural pojucano), anunciava à população que o aniversário da princesinha havia chegado, com a tradicional alvorada. A filarmônica percorreu as ruas da cidade tocando marchinhas e os “parabéns para você”.
Na Igreja de São Cassiano, no Centro de Abastecimento, mais uma demonstração de amor e união. Líderes de várias denominações religiosas, autoridades, estudantes e comunidades lotaram o Templo Sagrado para a Missa de Ação de Graças por mais um natalício da jovem centenária, que contou com a ilustre presença do Mestre em Gestão Pública, e bisneto do Coronel Carlos Pinto (Primeiro intendente de Pojuca em 19130), Nelson Luiz de Mello, do Deputado Estadual João Gualberto e da Mestra em Cultura Popular, Dona Lindu.
Na Câmara Municipal de Vereadores houve o Hasteamento das Bandeiras com o Prefeito Carlos Eduardo B. Leite, o Presidente da Casa Legislativa, José Carlos Neri e o Deputado Federal João Gualberto, ao som do Hino Nacional Brasileiro. Foi o momento também de homenagear a matriarca da cultura pojucana, a quase centenária D. Lindú.
Foi também na “Casa do Povo” que foi realizado o lançamento do livro, Pojuca: O Arraial da Passagem, de autoria do professor João Batista e fruto de dois anos de pesquisa e levantamento de dados, desde a fundação até os dias atuais da nossa amada cidade de Pojuca.
Ao final da cerimônia de Hasteamento das Bandeiras, a Praça ACM foi transformada em um grande espaço para apresentações de práticas esportivas das mais diversas modalidades. O público que esteve presente pode assistir apresentações de Judô, Karatê, Jiu Jitsu, Capoeira, Handebol, Macroginástica, Boxe e Bicicross. Todas as modalidades fazem parte do Programa Educação pelo Esporte da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude – SECELJ, da prefeitura.
A maior atração do aniversário da cidade foi a reinauguração do Estádio Luiz Viana Filho, que estava lotado e recebeu as Seleções Baiana e Pojucana de Futebol Máster em um novo gramado com tecnologia análoga ao “piso” da Arena Fonte Nova. O gramado conta ainda com um sistema de irrigação moderno e a drenagem completamente refeita, atendendo aos padrões do futebol profissional do país. Houve ainda homenagens para atletas veteranos do nosso futebol.
Mas a festa não acabaria ali. Ao término da partida, que ficou com o placar de 4 a 1 para a equipe visitante, a Fanfarra Municipal Cultural de Pojuca saiu em cortejo até a Praça ACM, onde fez mais uma bela apresentação, recebendo os aplausos do público. Em seguida foi a vez da Quadrilha Junina de Competição Fole Danado, fazer a sua apresentação e levantar suspiros e aplausos do público, que já lotava a principal praça da nossa cidade.
A festa culminou com as apresentações dos artistas pojucanos que se formaram uma banda e se revezaram no palco com apresentações que emocionaram e literalmente sacudiram o chão da praça, em performances cheias de brilho e de cor.
Os nossos artistas então passaram o “bastão” para a Banda Seu Maxixe. A banda representa na Bahia o seguimento sertanejo com muita propriedade subiu ao palco e fez toda a galera dançar, brincar e se emocionar no centésimo quinto aniversário de Pojuca, fechando a festa e deixando no público aquele gostinho de quero mais.
Fonte: Agecom Pojuca