A - Mais Regiões

Aniversário da cidade de Pojuca é marcado por homenagens e inaugurações

“Pojuca, 105 anos. Um novo caminhar do município”

 

As comemorações dos 105 anos de emancipação política de Pojuca foram repletas de tradição, beleza, fé, homenagens e muita animação durante o dia 29 de julho que estará marcado para sempre na história, por conta da reinauguração, do estádio municipal, principal praça esportiva do nosso município e também pelo lançamento do livro “Pojuca: o Arraial da Passagem”.

Já às 5h da manhã e ao som da Filarmônica São José (importante patrimônio histórico e cultural pojucano), anunciava à população que o aniversário da princesinha havia chegado, com a tradicional alvorada. A filarmônica percorreu as ruas da cidade tocando marchinhas e os “parabéns para você”.

Prefeito Duda Leite (na ponta), Dep. João Gualberto ao Lado da senhora de Verde

 

Na Igreja de São Cassiano, no Centro de Abastecimento, mais uma demonstração de amor e união. Líderes de várias denominações religiosas, autoridades, estudantes e comunidades lotaram o Templo Sagrado para a Missa de Ação de Graças por mais um natalício da jovem centenária, que contou com a ilustre presença do Mestre em Gestão Pública, e bisneto do Coronel Carlos Pinto (Primeiro intendente de Pojuca em 19130), Nelson Luiz de Mello, do Deputado Estadual João Gualberto e da Mestra em Cultura Popular, Dona Lindu.

Na Câmara Municipal de Vereadores houve o Hasteamento das Bandeiras com o Prefeito Carlos Eduardo B. Leite, o Presidente da Casa Legislativa, José Carlos Neri e o Deputado Federal João Gualberto, ao som do Hino Nacional Brasileiro. Foi o momento também de homenagear a matriarca da cultura pojucana, a quase centenária D. Lindú.

Dona Lindú

Foi também na “Casa do Povo” que foi realizado o lançamento do livro, Pojuca: O Arraial da Passagem, de autoria do professor João Batista e fruto de dois anos de pesquisa e levantamento de dados, desde a fundação até os dias atuais da nossa amada cidade de Pojuca.

Ao final da cerimônia de Hasteamento das Bandeiras, a Praça ACM foi transformada em um grande espaço para apresentações de práticas esportivas das mais diversas modalidades. O público que esteve presente pode assistir apresentações de Judô, Karatê, Jiu Jitsu, Capoeira, Handebol, Macroginástica, Boxe e Bicicross. Todas as modalidades fazem parte do Programa Educação pelo Esporte da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude – SECELJ, da prefeitura.

 

A maior atração do aniversário da cidade foi a reinauguração do Estádio Luiz Viana Filho, que estava lotado e recebeu as Seleções Baiana e Pojucana de Futebol Máster em um novo gramado com tecnologia análoga ao “piso” da Arena Fonte Nova. O gramado conta ainda com um sistema de irrigação moderno e a drenagem completamente refeita, atendendo aos padrões do futebol profissional do país. Houve ainda homenagens para atletas veteranos do nosso futebol.

Mas a festa não acabaria ali. Ao término da partida, que ficou com o placar de 4 a 1 para a equipe visitante, a Fanfarra Municipal Cultural de Pojuca saiu em cortejo até a Praça ACM, onde fez mais uma bela apresentação, recebendo os aplausos do público. Em seguida foi a vez da Quadrilha Junina de Competição Fole Danado, fazer a sua apresentação e levantar suspiros e aplausos do público, que já lotava a principal praça da nossa cidade.

 

A festa culminou com as apresentações dos artistas pojucanos que se formaram uma banda e se revezaram no palco com apresentações que emocionaram e literalmente sacudiram o chão da praça, em performances cheias de brilho e de cor.

 

Os nossos artistas então passaram o “bastão” para a Banda Seu Maxixe. A banda representa na Bahia o seguimento sertanejo com muita propriedade subiu ao palco e fez toda a galera dançar, brincar e se emocionar no centésimo quinto aniversário de Pojuca, fechando a festa e deixando no público aquele gostinho de quero mais.

  

 

 

Fonte: Agecom Pojuca