ComunidadeEducação

Alunos do CEEP Pedro Ribeiro Pessoa apresentam a história dos 150 anos de Catu

Dezenas de stands montados no Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, expuseram todas as áreas de Catu, desde os primórdios dos dias até os atuais, com fotos, maquetes, vídeos e explicações dos alunos

O dia 25 de julho, foi mais que especial para vários alunos que participaram do projeto realizado pela turma do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa. Com o tema ‘Catu 150 Anos Meu Território, Minha Identidade’, a turma apresentou a toda comunidade catuense a história  e curiosidades da cidade, que ainda é conhecida por poucos.

Mariana e Eduardo

Os alunos do primeiro ano do curso técnico em meio ambiente Eduardo (16) e Mariana (16) deram uma aula de agricultura familiar e apresentaram tudo aquilo que a terra mãe catuense produz: “o nosso tema era acerca da parte da agricultura de subsistência, comercial e cultural em Catu, os produtos cultivados como legumes, frutas, verduras. É bom lembrar que exportamos muitos produtos agrícolas para outros lugares. A Secretaria de Agricultura Indústria e Comércio disponibiliza sementes para 33 comunidades da cidade.” Citam.

Júlio César

 O aluno Julio César Marques (17) cursa logística e está no terceiro ano, o tema do seu Stand foi sobre ‘A emancipação de Catu’: “abordamos sobre os prefeitos, citamos sobre as figuras de poder que influenciaram muito na história na cidade. Foi um belo trabalho, pois saber que antigamente a economia de Catu influenciava muito no governo estadual, e que as grandes famílias antigamente foram muito marcantes nas gestões como por exemplo as dos Barões de São Miguel e o de Camaçari, duas figuras de grande poder. Explicamos também sobre a grande atuação que a igreja católica tinha antigamente, tendo como figura importante o Padre Cupertino. Tudo isso expandiu nossos conhecimentos, aprendemos bastante. Foi maravilhoso” Comenta.

A aluna do curso de logística Natiele Santana (17) se impressionou com todas as apresentações. A palavra que a mesma classifica mediante tudo que visualizou é ‘conhecimento’: “vim para poder saber mais sobre a história de Catu, ver como a cidade era anos atrás; e é um choque de informações. Fiquei impressionada com a mandioca, porque fiquei sabendo que ela era responsável por cerca de 80% da movimentação da economia, que aquecia o comércio com a venda de farinha e seus derivados. Em relação aos trabalhos dos meus colegas de escola dou nota 10, pois é conseguir tantas informações antigas da cidade é muito trabalhoso.” Aborda.

Eron Pinto

O escritor da Cidade Eron Ribeiro participou do evento e se encantou com tudo que viu: “durante essa semana fiz várias palestras na escola pelos 150 anos de Catu, fui convidado e homenageado, vim para falar daquilo que amo, minha cidade, parabéns a escola, alunos e professores, foi tudo muito bem apresentado.” Explana.

Aluna com o professor Leandro Neri

O professor de história e um dos coordenadores do evento, Leandro Neri Brito (43), ficou sem palavras mediante ao tamanho conteúdo e empenho apresentado pelos alunos. “Quando acontecem esses eventos fico muito feliz, porque a gente vê o envolvimento, o esforço deles de produzir o material e estudar os conteúdos. É um dia de partilhar conhecimentos, confraternização e reencontros, pena que não temos tempo para desenvolver tantos projetos, embora quando ocorrem é tudo muito bonito, de maneira geral, porque a maior parte dos alunos se empenham e o resultado e muito positivo.” Conclui.

Diretora Olga com blusa amarela mais alunas do CEEP

 A diretora do CEEP Pedro Ribeiro, Olga Campos, destaca a satisfação pelo  projeto elaborado;“hoje estamos fazendo a culminância do projeto, onde inicialmente fizemos a jornada pedagógica e o tema solicitado pelo governo do estado para todas as escolas estaduais foi ‘Meu Território’. Trabalhar o espaço que estamos inseridos é de grande importância. Atividades desse porte ajudam bastante o desenvolvimento do aluno, porque é algo que eles gostam, a escola é visualizada de forma melhor e os mesmos aprendem muito com toda essa disciplina, de forma dinâmica. Tenho muita satisfação e orgulho de todos eles porque a gente fica muito inseguro no início do projeto e ver cada stand tão bem elaborado, me faz atestar que todos podem vencer desafios propostos.” Explica.

Secretário de Esportes Adonay com Aluna

O secretário de Juventude Esportes e Lazer Adonay da Silva acompanhou o evento e achou tudo uma maravilha: “um evento importante que o CEEP tem desenvolvido em comemoração aos 150 anos da cidade, durante o primeiro semestre trabalhando em sala de aula com levantamentos de dados desse período, desenvolveram um trabalho bonito, estou maravilhado com tudo que estou vendo. Passando pelos stands percebo que a juventude tem se interessado em mostrar sua identidade, tem procurado resgatar seus valores, o espaço está de parabéns. É importante conhecer a história do município. Maravilha tudo que vi aqui, os alunos se interessaram, trabalharam em equipe, foram a rua procurar dados, conteúdo. A secretaria da juventude sempre tem apoiado o evento e as iniciativas do CEEP.” Informa.

 

Os alunos pesquisaram sobre vários aspectos da cidade de Catu; economia, esporte e lazer, cultura, natureza, aterros sanitários, pessoas da cidade: artistas, músicos e espaços físicos. Vinham fazendo essa pesquisa desde o inicio do ano.

 

Cada turma ficou responsável por uma tema da cidade e tinha um professor responsável, que monitorava cada informação adquirida pelos alunos. Um trabalho elaborado para perdurar por muito tempo. Projeto executado com esforço de todos, professores, alunos, secretaria Juventude Esporte e Lazer, juntamente com a direção do CEEP e com o apoio da prefeitura Municipal de Catu e patrocinadores individuais. Foram convidadas todas as escolas da região próxima ao colégio, e outras localidades como o bairro Pioneiro.

Redação