Agosto Lilás alerta sobre a violência contra a mulher
Uma programação realizada durante todo o dia de ontem (14) no ginásio do Centro Administrativo, abriu as atividades do agosto lilás, que trouxe a mensagem sobre o enfrentamento da violência contra mulher, além de serviços e palestras de várias temáticas
O 2º Fórum de Ação Social, evento que faz parte do conjunto de ações do projeto Escolas Culturais, em parceira com a Escola Antônio de Deus Seixas, recebeu apoio dos equipamentos de proteção social do município (CRAS, CREAS, CAPS, NASF, CEAM e Conselho Tutelar), marcou a abertura do Agosto Lilás, campanha foi lançada em comemoração ao 13º aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 6 de agosto de 2006, que garante a proteção das mulheres contra qualquer tipo de violência doméstica, seja física, psicológica, patrimonial ou moral.
Realizado através do CREAS, o fórum buscou discorrer sobre a temática do combate a violência para quebrar o ciclo ascendente do subjugo do homem em relação à mulher em todos os âmbitos sociais, levando a violência que é na maioria das vezes na própria casa.
A Prefeitura de Catu através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Secretaria de Saúde, intensificou ações de combate à violência contra a mulher nessa quarta-feira(14), lançando o Agosto Lilás, e tornando pública a informação de que bairros como Boa Vista, Barão de Camaçari e Santa Rita, foram diagnosticados pelo CREAS como os pontos onde acontecem os maiores índices de violência contra a mulher em Catu e onde ações de conscientização e promoção ao enfrentamento da violência contra a mulher serão feitas nas localidades.
Foram realizados serviços de vacinação, testes rápidos para HIV, Sífiles, hepatite B e hepatite C, aferição de pressão e glicemia, palestras sobre saúde mental e valorização a vida, além de apresentações esportivas e culturais, que marcaram a realização do evento.
Palestras
Reforçando o tema, “Valorização à Vida”, palestras e debates tomaram a manhã desta quarta-feira, no Centro Administrativo de Catu. As escolas Maria Gabriela, Raimundo Mata, Gilberto da Mata, Jorge Luís, Isabel de Melo Góes e Antônio de Deus Seixas, Jecelino Nogueira, e Associação Pestalozzi, marcaram presença na ocasião, promovendo entretenimento entre palestrantes e ouvintes.
“Participar do 2° Fórum de proteção social é muito bom. Hoje aprendi sobre depressão, e como ajudar pessoas que estão acometidas desse mal, além de participar de momentos culturais. Certamente levarei o aprendizado de hoje para minha vida toda”. Pontuou Maiza Reis, aluna do 9° ano, da Escola Raimundo Mata.
Campanha de vacinação
O stand de vacinação contra raiva em animais recebeu a comunidade catuense em peso.Com cerca de 600 vacinas em estoque, a estrutura que ficou localizada na frente do Centro Administrativo, recebendo um fluxo contínuo de pacientes.
Segundo informações divulgadas através da agente de Endemias Aldair Alves,” a campanha realizada através do fórum de ação segue até dia 30, e também estará presente nos distritos de Catu, com dois dias de Campanha para cada localidade, aqueles que após o prazo necessitarem das doses contra Sarampo, ou alguma outra doença, poderão realizar acompanhamento na UBS mais próxima”, relatou.
Segue abaixo o cronograma de vacinação para os distritos:
Bela Flor: – Data: 14/15
Gravito:– Data: 16/19
Sitio Novo:– Data: 20/21
Pau- Lavrado: – Data: 22/23
Estanques:– Data: 26/27
Água Grande: – Data: 28/29
Agosto Lilás
O período da tarde foi marcado por apresentações que contemplaram a campanha Agosto Lilás e a criação da Lei Maria da Penha, promulgada em agosto de 2006, com objetivo de fomentar a discussão sobre violência contra a mulher.
Segundo informações divulgadas através da palestra realizada por membros do CREAS, este ano foram reavaliados 17 atendimentos no município de Catu, número que aumentou, tendo em vista o indicativo anterior que foi de 13 casos em 2018, atendendo demandas como: violência física e sexual, psicológica e negligência.
Ainda segundo o CREAS realiza serviço para aquelas mulheres acometidas a situações violentas. O Centro de Referência Especializado de Assistência social , presta serviço de acolhimento, atendimento psicossocial, visita domiciliar , encaminhamento e atividades em grupos, para que a vitima se sinta acolhida e acima de tudo, protegida, tendo em vista que na maioria dos casos, as mesmas sofrem ameaças constantes e a violência física vem acompanhada de grande violência psicológica.
“A campanha do agosto lilás é muito importante, não só a nível municipal, mas nacional. É momento de encorajar as mulheres para que elas denunciem os casos de violência, não se calem e se amem acima de tudo” , Pontuou a palestrante e psicóloga do CREAS de Catu, Timnaã Dias.

Informações sobre o CREAS:
Endereço: Rua barão de Camaçari , nº 14, próximo ao IFBAIANO.
Funcionamento: de Segunda a sexta das 8h ás 17h.
Telefone: 3641-2552
Formas de Denunciar:
Disk Denúncia: 180
Emergência: 190
Delegacia de Polícia: (71) 3641-1447