Saúde

Agentes do Samu de Catu participaram de processo de capacitação

O objetivo é garantir plenas condições de trabalho aos profissionais

Objetivando a melhora da qualidade e segurança na prestação dos atendimentos e na assistência à população, a Base Descentralizada de CATU participou da capacitação de 40 horas, realizada pela Central da Microrregião – Alagoinhas, na última quarta-feira (25). A capacitação tem sido feita desde o 2º semestre de 2019 e o objetivo é garantir plenas condições de trabalho aos profissionais para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) recebam atendimento de qualidade.

O Coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Samuel Araújo, agradeceu a toda equipe pelo desempenho e compromisso na capacitação que resultará em diversos benefícios para o município. “A capacitação dos profissionais do SAMU é uma prioridade do Governo Municipal e do Prefeito Gera”, ressaltou.

Ainda segundo o coordenador “o serviço do SAMU é gratuito e funciona 24 horas todos os dias, com o objetivo de chegar precocemente à vítima evitando sofrimento, sequelas ou mesmo à morte”. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, de orientações e do envio de ambulância tripulada por equipe capacitada, acessado pelo número 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. Realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

Temas abordados durante a capacitação:

1- Suporte Básico de Vida;

2- Suporte Avançado de vida;

3- Aspectos Funcionais e Apresentação do SAMU;

4- Legislação e Portaria das Urgências;

5- Punção Venosa;

6- Biossegurança;

7- Emergências Pediátricas e 8- Neonatais;

9- Abordagem a pacientes Psiquiátricos;

10- Avaliação de Cena e Cinemática no Trauma;

11- Avaliação inicial no Trauma;

12- Trauma de Tórax;

13- Choque;

14- Traumatismos Crânio-Encefálico;

15- Traumatismo Raquimedular;

16- Trauma de Extremidade;

17- Restrição de Movimento da Coluna;

18- Emergências Clínicas;

Ética;

19- Acidente com Múltiplas Vítimas;

20- Leis de Trânsito para Veículos de Emergência;

21- Regulação Médica das Urgências.

Fonte: Prefeitura Municipal de Catu