A cultura literária no município catuense através da história do Professor Hamilton dos Santos
Com 14 livros de sua autoria, o legado do professor, escritor, e radialista José Hamilton, o levou ao título literário na academia contemporânea de letras
José Hamilton dos Santos (72), nascido em Cedro de São João – Sergipe, filho de Carmelita Ramos dos Santos , e Felício dos Santos, mudou-se aos 10 anos de idade, com a mãe e mais dez irmãos para Mata de São João-Ba, em 1957, na busca de melhores condições de vida.
A paixão pela leitura e a dedicação aos estudos, revelou-se desde de cedo na vida do docente. No ano de 1960, foi para Alagoinhas, onde concluiu o ensino médio. Em 1968, estudou Colégio Agrícola Benjamim Constant, no município de Aracaju, e concluiu curso Técnico em Agropecuária, em 1970.
Já em 1971, recebeu a oportunidade de exercer a sua profissão na cidade de Catu-Ba. A partir daí, Hamilton tornou-se professor da primeira turma de formandos do Colégio Agrícola Álvaro Navarro Ramos, atualmente conhecido pelos catuenses como IF Baiano.
Em 1972, prestou vestibular na Universidade Federal Rural de Pernambuco-RE, concluindo o curso em licenciatura plena. O casamento só aconteceu na sua vida em 1973, quando casou-se com Marlene Cruz Santos.
Atualmente o casal mora no centro da cidade de Catu, e possui dois filhos, Leonardo Henrique Cruz Santos e Lucas Cruz Santos.
O docente Hamilton, construiu durante a sua jornada de vida, uma ampla carreira literária e educativa, além de lecionar em inúmeras escolas do município como: Cenecista Senhora Sant´Ana, Pedro Ribeiro Pessoa e Cônego Diamantino, fazendo parte da construção do ensino literário nas terras catuenses .
O título de cidadão catuense, foi entregue pela câmara de vereadores da cidade às mãos do escritor em 26 de junho de 2001, e conta com grande satisfação, que teve a oportunidade de conhecer pessoalmente o autor e escritor baiano Jorge Amado, e em sua própria residência, localizada em Salvador, no Bairro Rio Vermelho. Na ocasião, Hamilton confessou pessoalmente a Jorge o desejo de escrever, recebendo total apoio do escritor, para que ingressasse na carreira literária, tornando-se uma das maiores inspirações para que Hamilton persistisse em tornar realidade seus sonhos.
No dia 26 de Junho de 2017, em Catu-BA, foi lançado o Livro “Núbia Lafayette, a voz sentimento”. O professor é um dos criadores do primeiro fã clube da cantora Assuense, acompanhou a sua carreira desde 1960, tendo inclusive sido seu empresário na realização de shows por diversas cidades da Bahia.
A obra é uma homenagem pelos 47 anos de convivência com a cantora e intérprete, onde durante a carreira de Núbia Lafaiete, tornou-se seu secretário particular. Núbia Lafaiete faleceu em 18 de Junho de 2007, vítima de acidente vascular cerebral. O livro em homenagem a trajetória da artista Núbia, foi lançado em vários estados brasileiros, arrancou admiração e críticas de quem leu.
Hamilton dos Santos tomou posse de título na União Brasileira de Escritores, em Recife. Este ano dia 26 de maio, foi contemplado com vaga na poltrona nº 29, da academia contemporânea de letras em São Paulo.
Durante a sua trajetória literária, além das 14 obras, o escritor também publicou coletâneas que se encontram disponíveis em países como: Alemanha, Portugal e Itália, e entre elas estão: Vamos falar de Catu’, ‘Vamos falar de Portugal’ e ‘Vamos falar de Salvador’.
“Desde jovem sou apaixonado pela literatura. Sempre busquei durante a minha trajetória de vida o apoio dentro do município catuense, para que a literatura e arte fossem implantadas de uma forma que contemplassem a população como um todo. É gratificante depois de anos lutando, receber reconhecimento não só dentro do município de Catu , mas em território Nacional e Internacional”. Relatou José Hamilton.
Ainda este ano, no dia 31 de agosto, o professor que é muito querido na cidade, participará da Bienal do livro no Rio de Janeiro, em uma coletânea entre os acadêmicos, onde na oportunidade, fará o lançamento de sua 15º obra de coletânea. Em sequência, no mês de setembro com data a definir, participará do lançamento da biografia da cantora Mariom Duarte.
Atualmente, Hamilton dos Santos apresenta o programa “Noite de Saudade” às quintas e sextas-feiras ,8h, pela rádio Catu FM, com transmissão via internet. Lá o público pode interagir com o letrado, e fazer perguntas referentes a temática literária, o que ele destaca ter imensa satisfação em fazer.