Comportamento

A advocacia é uma profissão majoriatariamente feminina no Brasil

Mais da metade dos advogados hoje são mulheres, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A  Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), encomendou uma pesquisa para levantar dados sobre o perfil dos profisionais que atuam hoje na área. Entre os dados parciais divulgados estão pelo levantamento da PerfilAdv, que começou em agosto de 2023 e contou com a participação de quase 21 mil advogados, mostram que a advocacia brasileira é majoritariamente jovem. Cerca de 52% dos advogados têm menos de 10 anos de experiência. Além disso, 53,58% trabalham exclusivamente no interior ou dividem sua atuação entre o interior e as capitais.

Gilcina Carvalho

O que mais chamou atenção entre os resultados parciais divulgados em novembro de 2023, é que atualmente 51,43% dos profissionais, ou seja, mais da metade dos advogados brasileiros são mulheres, sendo a primeira vez que estatísticamente isso acontece. O censo também mostrou que as mulheres são mais jovens do que os homens na advocacia. A média de idade das advogadas é de 39 anos, enquanto a dos advogados é de 44 anos. Isso sugere que a inclusão do público feminino na advocacia cresceu no Brasil nos últimos anos.

A ex-prefeita de Catu-Ba, Gilcina Lago de Carvalho, que formou-se em 2023 pela Faculdade da UNIME em direito, quando inclusive comemorou com amigos, familiares e autoridades a conquista, recebeu a sua carteira da OAB, tornando-se advogada na última quarta-feira, 27 de março.

Gilcina realizou um sonho antigo, pois embora atuasse há anos como assistente social e ter sido prefeita de Catu-BA por dois mandatos, atualmente mentora de ações e projetos sociais como o Catu Mais Humano, que oferta serviços de saúde gratuitos para a comunidade Catuense, revelou para a Revista Catu Acontece o sentimento de gratidão por poder a partir de agora, atuar em defesa dos que mais precisam da justiça. Veja o seu depoimento neste link aqui!

Estiveram presentes companheiros de caminhada de Gilcina, como Gidinalva Macedo, mais conhecida como “Gil do Fórum” e seu esposo, sua irmã e Gilcine Lago Silva e Eduardo Olodum, que assessora há quase 20 anos e acompanha a ex-prefeita em todas as ocasiões, faz questão de explicitar a felicidade pela conquista da amiga:

” Se tem alguém que admiro pela força, humildade e dedicação aos que mais precisam é Gilcina, quando ela busca e determina fazer algo ela segue em frente e conquista, mas o melhor é saber que ela vai usar mais essa vitória para trabalhar para os que mais necessitam. Então a felicidade é ainda maior, já que hoje na condição que ela está. tranquila financeiramente, realizada com sua família, tendo já um histórico de trabalho para o povo, nem precisaria estar se preocupando com nada nem ninguém, mas ela faz questão de ajudar e se envolver com as demandas da população catuense .” Pontuou.

Seu flho, José Lago de Carvalho também apesar de não poder estar presente na cerimônia, destacou a felicidade pela conquista da mãe:

“Sempre tive meus pais como meu maior exemplo, mais uma vez tenho o sentimento de orgulho referente a minha mãe ( Gilcina lago de Carvalho ), por mais uma vitória e mais uma conquista. Um diploma de direito nesse momento da sua vida, tendo a história que ela construiu ao longo de sua vida, mostra para todos que nunca ddevemos deixar de estudar e adquirir conhecimentos. Fico muito feliz em dizer que ela está sempre fazendo o bem, ajudando mais do que o possível quem recorre a ela, e eu só posso dar é nota 10 e não tem quem diga ao contrário.” Destacou o jovem de 18 anos, que também tem paixão pelo direito e em breve será mais um bacharel e futuro advogado.

Gilcina destacou que planeja-se agora em se aprofundar no Direito Civil, já que é a demanda maior da população, ocupa o primeiro lugar na demanda da população, no ranking das áreas mais buscadas por profissionais da advocacia, segundo o Censo da OAB, com  (25,93%) dos casos, sendo em segundo o Direito de Família e Sucessões (11,7%); em seguida vem o Direito do Trabalho (11,51%) e em quarto lugar vem o Direito Previdenciário (10,96%).

 

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.