ComunidadeCultura

Diego Serrado volta à Catu para aproveitar o São João em família

O Dançarino catuense Diego Serrado está de volta a ‘terrinha’, e trouxe na bagagem a fantasia que desfilou no carnaval do Rio de Janeiro desse ano na escola de samba Beija-Flor, campeã do carnaval carioca

O Catuense dançarino Diego Serrado (28 anos), graduando em letras, que teve destaque no carnaval do Rio de Janeiro em 2018 na escola de samba campeã do Carnaval 2018, Beija Flor, voltou para Catu com intuito de aproveitar as festas juninas, e todas as atrações do São João virado nos 150, além de também ser júri do concurso de dança promovido pela secretaria de Educação nas escolas municipais da cidade.

 

O dançarino foi convidado para compor a mesa do júri da Escola Municipal Anna Ribeiro de Araujo Goés Bitencourt, situada na Rua dos Jasmins, 368, Planalto I, Catu – BA, para julgar o campeonato de dança municipal promovido pela secretaria de educação.

Quem explicou acerca deste projeto foi a professora Carla Marinho: “é uma disputa interna, que acontece em todas as escolas municipais, onde cada uma delas terá um vencedor. Este competirá com os campeões das outras respectivas escolas para por conseguinte, os vencedores competirem a uma vaga na disputa final, que acontecerá dia 15 de agosto. Nessa competição nós julgamos a coreografia que precisa ser original. É gratificante ver esse projeto sendo bem desenvolvido pelas escolas, pois é uma ferramenta de escape para os nossos jovens em situação de vulnerabilidade social, e uma opção bem avaliada para ocupar o tempo dos mesmos”. Explica.

  

 

A secretária de educação Ana Teixeira pontua da importância que o concurso interno de dança 2018 é  trazer a comunidade catuense para disputa: “o propósito desse festival é envolver toda a juventude, estamos focando nos alunos secundaristas do fundamental e alunos do EJA, inicialmente será uma seleção entre os alunos escritos da mesma escola, os eleitos na disputa interna concorrerão na disputa externa para assim elegermos um vencedor”, Conclui.

 

Serrado jurado responsável por levar Catu para o mundo no carnaval do Rio de Janeiro em 2018, o Ediego Santos de Oliveira, Diego como é mais conhecido, vestiu a fantasia utilizada no carnaval do Rio, representando o Esporte Clube Bahia, e na oportunidade, contou o motivo que o trouxe para Catu: “vim para passar o período junino, me deu uma saudade do meu São João em Catu. Aproveito o espaço para agradecer aos alunos do colégio Ágappe, que me homenagearam em um trabalho da escola, em que representavam um catuense que fez história na cidade”. Diego explanou que ter participado da escola de samba Beija –flor, foi um sonho realizado, uma satisfação enorme por ter sido o primeiro dançarino catuense, a participar do maior evento de rua do planeta.” Diz Diego.

Catuense apaixonado por sua terra, o dançarino sente orgulho de todo o caminho que percorreu na cidade; sendo presidente da equipe de quadrilha junina ‘Mais Que Tradição”, foi professor de dança da escola Ana Bitencourt, e os projetos profissionais não param, com exclusividade Diego  contou que no final de desse ano de 2018, irá participar de um documentário por nome ‘Acertando Contas’, e o personagem representado será de um miliciano.

Todo esse sucesso que vem acontecendo na carreira profissional de Serrado, ele dedica sua mãe Creuza Maria (50 anos), que esta que sempre o apoiou e muitas vezes custeou suas roupas e cursos de dança. Agradece também aos professores da escola municipal Gilberto Alves de Araújo, que o conduziu ao caminho artístico, e frisa a importância do município investir cada vez mais na cultura, pois, segundo ele, as oportunidades no ramo artístico são limitadas.

Ele que classifica o período junino como uma época ‘mágica’ informou que esse ano não participará de nenhum grupo de quadrilha junina, “esse ano vou dançar com a galera, já encomendei meu chapéu de palha e dia 22 de junho vou estar na plateia apreciando as equipes de danças que irão se napresentar.” Finaliza.

Redação