Notícia

Semana do meio ambiente em Catu mobiliza alunos da rede publica, órgãos públicos e comunidade

Durante toda a primeira semana de junho, houve mobilizações direcionadas pela Secretaria de Meio Ambiente com a comunidade e órgãos públicos

 

A semana mundial do meio ambiente veio com a proposta de conscientizar a população catuense acerca dos temas relacionados à natureza e à preservação das riquezas naturais. O evento foi do dia 05 até o dia 08 de junho, mobilizando órgãos públicos como o SAAE, Prefeitura Municipal e escolas públicas.

 

Na quinta feira, dia 07 de junho, o SAAE, de forma voluntária, elaboraram um projeto por nome “Faxina Ecológica”, projeto esse que viabilizava o recolhimento de eletrônicos, lâmpadas fluorescente e outros tipos de materiais que a população inúmeras vezes fica na dúvida de onde descartar.

Alunos do colégio CEEP Pedro Ribeiro , abraçaram a ideia e de forma dinâmica se dispuseram a recolher os materiais eletrônicos dos bairros vizinhos ao SAAE, com a finalidade do descarte correto. As professoras orientadoras dos alunos foram Denise Santana, Edna Teixeira e Marileuza Nascimento.

Para o jovem João Victor Moraes (19 anos), aluno do terceiro ano, “a iniciativa do município junto aos professores orientadores traz o objetivo de conscientizar à cidade. Estamos passando nas casas e informando aos moradores acerca da importância do descarte correto. Existe uma carência na demanda de reciclagem no município, porém com essa iniciativa que tivemos, espero a oportunidade do poder público observar melhor a questão ambiental, que pode ser prejudicial se houver descartes sendo feitos de forma incorreta”. Finaliza.

Tatiane dos Santos, Diretora de Meio Ambiente Proteção e Defesa Civil, explica a importância dessa mobilização que é mundial. “A Faxina Ecológica serve como um termômetro, pois resíduos eletrônicos são perigosos e grande parte das pessoas não sabem onde descartar. Indo de encontro a esse problema, a secretaria de Meio Ambiente junto ao SAAE, decidiu ser um ponto de coleta para esses resíduos.”

Sobre conscientização Tatiana destacou, “a gente precisa conscientizar os catuenses acerca da questão ambiental, da necessidade da participação da comunidade. Existe a possibilidade de com o município junto as cooperativas implantar pontos de coletas para os materiais de descarte, antepondo ao principio da logística reversa. “Temos uma empresa no Planalto 1 que faz o recolhimento de todos os resíduos, salvo os eletrônicos, embora já existam voluntários que estão focando nesta modalidade. Estamos com o objetivo de cadastrar todo o voluntariado e cooperativas, para termos por fim uma estrutura desejável”. Finaliza Tatiana.

A Engenheira Sanitarista e Ambiental do SAAE, Naiara Jesus, frisa a importância do cuidado com o resíduo eletrônico “Essa iniciativa de hoje (Faxina Ecológica), deve-se amadurecer, estamos desenvolvendo palestras nas escolas expondo que a educação ambiental é o ponto crucial para uma melhor postura das pessoas mediante ao descarte de resíduos.” Finaliza.

 

Além da “Faxina Ecológica”, houve também palestras em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e SAAE nas escolas com a participação da Diretora Tatiane da Engenheira Naira e do estagiário da SAAE Florêncio Neto (24 anos), graduando em engenharia química.

Florêncio destacou a importância de observar melhor o meio ambiente “Precisamos transmitir a ideia da sustentabilidade, preservar o que a natureza nos concede, é muito importante ter pensamento sustentável, voltado para o futuro do meio ambiente”. As escolas contempladas com a agenda de palestras foram: Geminiana Assunção (Distrito de Bela Flor) dia 06 de junho, Escola Municipal Gilberto Alves de Araújo (Bairro Pioneiro) dia 07 de junho e CEEP Pedro Ribeiro Pessoa (Rua Nova), dia 08 de junho.

  

O assunto na escola Geminiana Assunção foi “Educação ambiental com Foco em Recursos Hídricos”. Visitaram a fazenda API, que vem realizando a recuperação de suas nascentes e mata ciliar do trecho do Rio Pojuca, que corta a propriedade. O Sr. Cristiano, técnico e especialista em gestão e manejo ambiental falou sobre o projeto, e na oportunidade o SAAE realizou a análise química da nascente. Os alunos tiveram o privilegio de fazer plantio de espécies nativas da Mata Atlântica no local.

 

Já na Escola Gilberto Alves de Araújo o tema foi “Análise da Água”. A equipe pontuou acerca de todo o processamento da água, de seu recolhimento dos aquíferos até a destinação final, com isso, os alunos ficaram encantados e a interação foi perceptível. E no CEEP Pedro Ribeiro Pessoa o tema foi sobre “Represa” com os técnicos da Petrobras Ricardo Moreira Porto e Andreia Ferraz.

A Secretaria de Meio Ambiente informa que as coletas dos resíduos eletrônicos continuarão sendo recebidas no SAAE, localizado no bairro Boa Vista na cidade de Catu – BA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reportagem de Roberval Silva

Edição de texto e produção: Donaire Verçosa