Dezembro Impacta na Economia Familiar! Evite a Festa da Dívida
Chegamos ao final do ano e Dezembro é cheio de lembranças, celebrações e presentes. Mas também pode ser um período de desafios financeiros para muitas famílias. Com o aumento das despesas, viagens e comidas, é comum nossa equipe acompanhar os endividados do Natal. Neste artigo, você confere dicas práticas para evitar a festa da dívida.
Então… é Dezembro!
Sim as viagens, comidas, decorações e os presentes aumentam as despesas e as dívidas de curto prazo podem virar uma verdadeira bola de neve. É preciso muita atenção para evitar zerar sua reserva de emergência. Para isso, procure sempre pesquisar melhor e assim quem sabe, encontrar aquele bom desconto. Se precisar recorrer a sua poupança, que seja parte dela.
Com Planejamento é Possível
Sejamos francos, ter um orçamento especial – aquele com um objetivo financeiro específico desconsiderando outras despesas – é possível até se dar presente. Mas antes, definir as prioridades e cortar os gastos já será um grande passo. Poupe desde cedo reservando uma parte do salário mensal.
Estratégias de economia
Se vai participar de um amigo secreto da empresa, garantir aquele mimo especial é possível quando pesquisados ou até feitos à mão. Escolha as compras inteligentes buscando promoções, descontos e ofertas. Ainda existe a possibilidade de preparar aquele panetone recheado. São inúmeras dicas online que estimulam a criatividade também na hora de presentear.
Hora do Presente
Dezembro não precisa ser um mês de estresse e gastos financeiros. Com disciplina e estratégias de economia, sua família não precisa participar da Festa da Dívida e assim, você mantêm a economia familiar. Lembre-se: a responsabilidade financeira é um presente para o futuro. E se precisa de mais, aproveita e confira nossa consultoria financeira pessoal: https://comportamentoefinancas.com.br/