Notícia

Doutor André Marques faz alerta sobre o Dezembro Vermelho; veja vídeo

A prevenção e a detecção precoce são as maiores armas contra o HIV.

A campanha do Dezembro Vermelho, mês escolhido desde 2017 para a mobilização nacional, chama a atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas com o vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

O Ministério da Saúde divulgou recebendo que o Brasil cumpriu mais uma meta da Organização das Nações Unidas, em relação a ampliação do diagnóstico de HIV. Em 2023, o país diagnosticou 96% das pessoas estimadas de serem infectadas por HIV e que não sabiam da condição sorológica.

Para acabar com a Aids como problema de saúde pública, a ONU definiu metas globais. Entre as principais, estão a de ter 95% das pessoas vivendo com HIV diagnosticadas, ter 95% de pessoas em tratamento antirretroviral; e, dessas em tratamento, ter 95% em supressão viral, ou seja, com HIV intransmissível.

Hoje, em números gerais, o Brasil possui, respectivamente, 96% das pessoas vivendo com HIV diagnosticadas, 82% dessas pessoas em tratamento antirretroviral e 95% dessas que estão em tratamento, também estão em supressão viral, ou seja, com HIV intransmissível.

O médico Clínico sócio-majoritário da Ameca l, destaca a importância da prevenção para prevenir não só o HIV, como também as doenças sexualmente transmissíveis, contendo assim o avanço do vírus e das DSTs.

Veja vídeo aqui!

” Além da proteção com o uso da camisinha, destaco aqui a importância de caso nos últimos meses a pessoa tenha praticado sexo sem proteção, procurale a unidade médica para realizar o teste de HIV e assim com a detecção precoce, inicie-se o uso dos medicamentos antivirais, chamado popularmente de “coquetel”.” Deatacou.

Dr André atende todos os dias na Ameca , localizada na Avenida Padre Cupertino, n°76, Centro de Catu-BA. Os telefones de contatos são: (71) 3901- 2902 recepção, (71) 3901-2903 emergência e (71) 3901-2904 fisioterapia.