SURTO DE ESCORPIÕES ASSUSTA MORADORES NA REGIÃO CENTRAL DE CATU
Moradores do entorno da rua Barão de São Miguel, no centro de Catu, estão preocupados com o surgimento de escorpiões. O Invertebrado artrópode tem surgido com frequência nas casas dos moradores das imediações e vitimado algumas pessoas, inclusive crianças com sua picada venenosa.
Uma das moradoras do local, Dona Elizabeth dos Anjos, de 54 anos, relatou que em duas vezes seguidas surgiram os escorpiões “ um inclusive me picou, imediatamente precisei ir ao hospital para tentar remover o veneno. “
Uma das queixas dos moradores é o acúmulo de lixos que alguns moradores o de regiões vizinhas insistem em deixar nas imediações. Também a aproximação das casas ao cemitério da cidade, favorece a demanda que a cada ano cresce mais.
A moradora Kátia Souza (45), relatou a equipe do Catu Acontece a sua insatisfação com o poder público em não direcionar a atenção para os casos que impossibilitam os moradores de viverem sossegados.
“Aqui em casa, apareceu um tipo de escorpião amarelo. Inclusive vão para a parte de cima, onde os outros vizinhos residem. Só nessa semana encontrei dois pequenos, desconfio que eles vem do cemitério. ”
A moradora ainda relata que sente medo, pelo fato de sua mãe ser idosa, e não os avistar, sendo consequentemente ser atacada por um. Destaca ter encontrado parte de um escorpião na parte do teto do seu quarto: “ as crianças ficam vulneráveis a serem picadas. É um absurdo! Pagamos impostos para quê?”
Os moradores também citam os cuidados que tomam diariamente para não serem vítimas. Como por exemplo; sacudir bem os cômodos, toalhas, sofás… varrer e fazer limpeza em todos os cantos da casa, cuidar do quintal, evitar ralos de banheiros descobertos…Tudo isso para ter a vida preservada.
“Tem um terreno vazio ao lado de minha casa. Não é meu. Mas, preciso pagar para capinar e fazer limpeza em geral, porque o dono não se preocupa em mantê-lo organizado.” Reitera, dona Kátia, que não aguenta mais viver a mercê da falta de responsabilidade dos moradores e dos órgãos competentes, que não tomam providência cabíveis para evitar o avanço da população dos escorpiões.
A equipe do Catu Acontece entrou em contato com a assessoria do órgão responsável, que nesse caso é de competência da Vigilância Epidemiológica do Município e, aguarda nota para anexar a matéria como resposta a questão. .
Importante nesse momento é o cuidado para evitar o acesso dos escorpiões nas casas, colocando telas nas portas, impedindo também a entrada pelas brechas das janelas e portas, fechar ralos de banheiros, cozinha e pias, além de cuidar da higiene de todo local comum a família, como quintal da casa, evitando acúmulo de lixo e mato, para que a ameaça dos escorpiões não coloque em risco a vida de ninguém.