O que é Corpus Christi? Entenda o significado e a origem do feriado e veja a programação da celebração em Catu
O feriado de Corpus Christi está ligado à Páscoa, que marca a morte e a ressurreição de Cristo. A celebração na
Nesta quinta-feira, 30 de maio de 2024, celebra-se o Dia de Corpus Christi, data associada a religião católica e feriado nacional. Pentecostes, Eucaristia e Santíssima Trindade são alguns dos elementos e termos próprios do cristianismo que ajudam a entender os motivos por trás da celebração da data.
O feriado de Corpus Christi está ligado à Páscoa, que marca a morte e a ressurreição de Cristo, que tem, por sua vez, ligações com a Páscoa judaica (a saída dos hebreus do Egito para a Terra Prometida). A data é celebrada 60 dias após a Páscoa e logo depois do Domingo de Pentecostes e da Festa da Santíssima Trindade.
“Ao chegarem ao Monte Sinai depois que saíram da escravidão no Egito, o povo Judeu recebeu através de Moisés as Tábuas da Lei, com os Dez Mandamentos. Desde então todos os anos naquela data, eles passaram a celebrar. O Pentecostes é o momento, onde depois dos 50 dias, que o povo se reuniu para festejar a colheita e também a aliança feita com Deus, libertando-os da escravidão no Egito,” destaca o Padre Irivan, da Paróquia Senhora Sant’Ana de Catu-BA.
O que significa Corpus Christi?
A palavra Corpus Christi vem do latim, que significa “Corpo de Cristo” ou “Corpo de Deus”. A tradição diz que Jesus, na véspera de sua crucificação, se reuniu com os apóstolos na ceia e instituiu a Eucaristia.
A data celebra o momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e vinho com seus apóstolos na última ceia antes de ser crucificado, descrito no livro da biblia sagrada do capítulo de Mateus 26:26.
Tapetes na festa de Corpus Christi
Os tapetes de sal já tradicional na Celebração de Corpus Chisti remetem ao momento em que Jesus entrou triunfalmente em Jerusalém. A forma de comemorar a data é herança portuguesa, já que eles influnciaram. Apesar do nome, os tapetes são feitos não apenas de sal mas de outros materiais, como serragem.
“A Bíblia diz que Jesus foi recebido como rei em Jerusalém. O povo ia jogando ramos pela rua, formando quase um tapete para a sua passagem. Então, quando saímos com Jesus Eucarístico para as ruas, fazemos esta homenagem à passagem dele, colocando os tapetes. Hoje, as pessoas têm criatividade e fazem tapetes ornamentais ” . Destaca Padre Irivan.
Na Paróquia Senhora Sant’Ana os tapetes serão confeccionado pela manhã, partir das 08h. Veja abaixo como será a programação nesta quinta-feira, 29 de maio.
Foto Capa: Valter Campanato/ Agência Brasil