Cultura

Bonfim de Mata 2024 fecha com edição de público recorde

Mais de 50 mil pessoas passaram pelo Festejo do Bonfim de Mata segundo dados Polícia Militar.

Milssinho Toque Dez

No primeiro ano em que a cidade matense é comandada pelo filho da terra “Bira da Barraca”(UB), Mata registrou uma edição histórica da Lavagem do Bonfim, que ocorreu de 26 a 29 de janeiro, onde a estrutura do Festejo foi ampliada e arrastou cerca cinquenta e cinco mil pessoas desde o primeiro até o último dia.

A programação do Bonfim 2024 misturou a cultura e arte local, com nomes do cenário da música baiana reconhecida no país. Veja no link a seguir:

A celebraçao que iniciou na sexta-feira, 26 de janeiro com Padre Fábio de Mello transformando o Bonfim em um espaço voltado para louvor adoração a fé em Senhor do Bonfim, seguiu a programação da alegria com Bell Marques, Diamba e atrações locais que todos os dias obtiveram representatividade. No sábado o público cresceu com atraídos gingado de jaú e Escandurras. No domingo após a corrida, o cortejo das baianas formaram um tapete branco maior que nos anos anteriores, 500 baianas fortaleceram uma tradição que foi coroada com a presença de Ivete Sangalo puxando arrastão de cerca de 25 mil pessoas após a aprensentação de Filhos de Jorge no centro da cidade.

O fechamento foi com Fred Tabaréu, artista da Terra que interagiu batante com o público presente, e a “cereja do bolo” que encerrou com “chave de ouro” foi o arrocha romântico de Toque Dez, que arrastou uma multidão de mais de 12 mil pessoas segundo informaççoes obtidas com o comando da polícia militar, superando o segundo dia da festa e perdendo apenas para a pipoca de Ivete Sangalo.

Segundo a Secretária de Cultura Manuela Rates, ” me sinto imensamente feliz com resultado final da festa. Coneguimos nesse ano ampliar a estrutra do Bonfim de Mata e oferecer todo suporte correspondente a essa ampliação, inclusive para as 500 baianas, oportunizar ainda mais os artistas da Terra e fortalecer a cultura e a tradição fomentando inclusive a economia local, já que hoje o fluxo de pessoas de fora de Mata que vem prestigiar a festa e muito grande.” Destacou.

O prefeito Bira que participou da programação desde o início das celebrações, inclusive da missa em louvor ao Senhor do Bonfim, conversou conosco sobre a alegria e satisfação com a festa.” É gratificante poder fazer uma festa para o povo do nível que conseguimos realizar, esse ano inclusive ampliando toda estrutura, ver o povo feliz vendendo seu produto, seu serviço, gerando renda extra para às famílias matenses. Sempre sonhei em fazer algo assim para o nosso povo, contemplando à todas as idades desde as crianças com o parquinho e as atrações para o público infantil até os adultos, ritmos baianos diversos e acima de tudo, uma celebração de muita paz, índice de violência zero, simplesmente só alegria. Com fé em Deus ano que vem tem mais.” Destacou.

Mais registros fotográficos e vídeos da festa veja as rede sociais da Catu Acontece, @catu.acontece e facebook página Catu Acontece, onde já temos e teremos mais imagens da celebração.

Redação