Professora é homenageada por alunos e educadores pelo seu trabalho em colégio tradicional de Salvador
Educadora deixa direção-geral do colégio para assumir nova missão na Fundação Fé e Alegria .após 9 anos à vrente da gestão do tradicional colégio Antônio Vieira.
Mestre em Gestão Escolar e doutoranda em Educação, a professora Mariângela Risério foi homenageada na manhã da última terça-feira (5). pela comunidade educativa do Colégio Antônio Vieira, em missa especial realizada no Santuário Nossa Senhora de Fátima. Após 27 anos atuando no Vieira, sendo nove como diretora-geral, a Profa. Mariângela deixa a instituição para assumir uma missão em caráter nacional na Companhia de Jesus como coordenadora pedagógica da Fundação Fé e Alegria, obra jesuíta de promoção social e educação popular. Ela foi a primeira mulher leiga a assumir a direção-geral do Vieira que, até então, ficava a cargo somente de padres jesuítas. Nesta quarta-feira (6), o professor Sérgio Silveira será empossado como novo diretor-geral do Vieira.
A Missa de Ação de Graças pelo legado da Profa. Mariângela e de votos para que Deus abençoe também sua nova missão fechou a série de homenagens à educadora, iniciada em novembro com a participação de alunos, professores e colaboradores de diversos setores (veja abaixo). A cerimônia, presidida pelo padre Emmanuel Araújo, SJ, teve como concelebrantes os padres Jean Fábio Santana, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico Jesuíta na Bahia; Domingos Minualli, SJ, que a antecedeu na gestão do Vieira; e o padre Clóvis Cabral, SJ.
Durante a missa, a educadora, que estava acompanhada das três filhas, foi presenteada com um quadro feito pela artista cearense Maria Fonseca, seguindo o traçado de Cláudio Pastro, de quem a Profa. Mariângela é admiradora. A tela traz Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus entregando as armas à Nossa Senhora em Montserrat, retratando todo o simbolismo de dedicação e compromisso inacianos para com a vida cristã.
PEDIDO DE BÊNÇÃOS
O padre Emmanuel, SJ, fez um breve histórico da jornada da Profa. Mariângela no colégio, desde quando ela iniciou atuando na catequese. Ele ressaltou que a celebração trazia “o olhar agradecido da comunidade vieirense, fazendo memórias afetivas sobre o legado deixado pela professora e pedindo a Deus que também a ilumine na coordenação pedagógica das 34 unidades da Fundação Fé e Alegria distribuídas por todo o Brasil”. A Profa. Sálua Chequer falou em nome da equipe do Vieirinha, declamando um poema especialmente criado para a homenageada. Em outro momento marcante da missa, os padres convidaram Profa. Mariângela e o Prof. Sérgio para fazer orações ao pé do altar de Nossa Senhora de Fátima, padroeira do colégio, para abençoá-los em suas novas missões.
GRATIDÃO
O Prof. Sérgio Silveira fez um discurso emocionado expressando todo o afeto e reconhecimento das importantes inovações feitas no colégio sob a liderança da Profa. Mariângela Risério. “O processo de embelezamento pelo qual o colégio passou e passa é fruto de um olhar belo, de um olhar que se encanta com o bonito, de um olhar que se encanta com a poesia. Cada lugar do Vieira que tem a sua assinatura traz a certeza de que o que nós vivemos aqui, o que nos torna gratos e sempre unidos de coração, tem um fundamento único: Jesus Cristo, autor e princípio daquilo que nós somos, daquilo sonhamos, que fazemos, que acreditamos, enquanto Companhia. Que você continue espalhando novas sementes de sabedoria à frente da Fé e Alegria, pois as que você plantou aqui já estão florescendo”, disse.
Ao final da missa, a Profa. Mariângela agradeceu emocionada: “É também com um olhar agradecido que vejo como é significativo fazer parte da missão educativa da Companhia de Jesus. É um privilégio olhar para essa educação, que aposta no nosso desenvolvimento como pessoas, como seres únicos, e que sempre se retroalimenta. Estar aqui, com certeza, é um lugar de muito privilégio. Que possamos compreender, cada vez mais, a beleza dessa missão, de estarmos juntos, com os companheiros jesuítas, em um companheirismo criativo, sempre em um lugar de muita gratidão. Eu penso sempre que são carismas complementares, jesuítas e leigos, todos colaboradores na missão”.
A homenageada fez questão de chamar todo o Conselho Diretivo do Vieira e também o coordenador-geral do Vieirinha, professor Renato Barros, para agradecer a parceria, assim como o apoio da família. Depois, dirigindo-se a todos os colaboradores do colégio enfatizou: “Tudo o que fiz nessa escola eu não fiz sozinha, fiz com todos vocês, com o companheirismo de vocês, a alegria, o entusiasmo, a competência, a parceria. É uma alegria saber que construímos muita coisa bonita, sim, mas porque fizemos juntos, porque vocês sempre foram preciosos nessa caminhada, cada um de vocês. Então, vou guardar no coração esse companheirismo, assim como o companheirismo do Prof. Sérgio. Esse espírito generoso que ele tem, leve, companheiro, enriquece tudo o que ele também coloca a mão e o coração”, conclui, desejando bênçãos à gestão do novo diretor.
APLAUSOS
A semana já começou com homenagens à professora Mariângela. Os colaboradores do Vieira surpreenderam a educadora, na última segunda-feira (4), com um corredor de aplausos. Muitos estavam vestidos com a cor amarela e ela também recebeu das mãos do novo diretor um buquê de girassóis, numa alusão ao fato de a flor girar sempre na direção do sol. É o que todos desejam para a professora: “Um caminho sempre direcionado para a luz, para a sabedoria”; “Que ela seja sempre um girassol também em sua nova missão na Companhia”. Veja o vídeo no link a seguir:
https://www.instagram.com/p/C0bnitlO1M5/
ALUNOS E PROFESSORES
Antes do encerramento do ano letivo, a professora Mariângela também recebeu uma série de homenagens dos estudantes e da equipe pedagógica, tanto do Ensino Fundamental quanto do Médio. No Vieirinha, as crianças revelaram todo o carinho pela educadora, com flores e músicas especiais. No Vieirão, alunos e professores manifestaram gratidão também por meio de depoimentos e músicas, muitos cantando e tocando instrumentos. As famílias dos estudantes enviaram mensagens para a educadora, por meio das redes sociais do colégio.
LEGADO
Durante os nove anos que esteve à frente da gestão do Vieira, a professora Mariângela foi responsável por importantes iniciativas voltadas para a renovação dos espaços físicos do colégio, conforme previsto pelo Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Foram inaugurados em sua gestão o Espaço Criançando, o novo Pátio Centenário, o Pátio Aquarela, o bosque, a nova biblioteca e a nova capela do Vieirinha, o Steam Lab, a sala Pe. Klein, com multiconfigurações, além da reformulação de alguns espaços onde atuam os colaboradores.
Foi um período também de intensificação das formações de professores e colaboradores, para que o colégio Antônio Vieira pudesse acompanhar o que há de vanguarda na educação, visando sempre a excelência da formação integral do Vieira, sem deixar de preservar os princípios que norteiam as obras da Companhia de Jesus. Outro importante marco, lembrado na missa, foi a criação do Comitê para uma Educação Étnico-racial e de Gênero, visando combater questões como racismo junto à comunidade escolar.