Comunidade

A 12ª Parada LGBTQIAPN+ de Catu 2023 reforçou a importância da inclusão e de direitos igualitários para todos

Grupos de militância da cidade se fizeram presentes dando destaque ao evento.


A 12ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN de Catu 2023 que aconteceu no último domingo, 26 de novembro, na Aruanha, for marcada como um momento de celebração e reafirmação dos direitos, da diversidade e da igualdade. Neste encontro, a comunidade LGBTQIA+ reuniiu-se para erguer suas vozes em favor da inclusão, respeito e o direito de amar.

Ao longo dos anos, a parada tem sido um símbolo de resistência e luta por uma sociedade mais justa e acolhedora, onde todos, independentemente de orientação sexual, identidade de gênero, raça, religião ou origem, são valorizados e respeitados em sua plenitude.


O objetivo do evento segundo a Secretaria de Assistência Social- SEMAS, é reafirmar o compromisso com a construção de um mundo onde a diversidade não apenas seja tolerada, mas principalmente celebrada. “É um momento para destacar as conquistas alcançadas e reafirmar a necessidade contínua de lutar por direitos iguais e respeito mútuo. A Parada do Orgulho LGBTQIAPN de Catu é mais do que um desfile, é uma manifestação, política e social, onde destaca-se a liberdade e o dever e o direito ao amor próprio, autoaceitação e solidariedade. Que cada passo dado hoje, seja um avanço em direção a uma sociedade mais inclusiva, onde todos possam viver sem medo de ser quem são.” Destacou Jaime Silva, Coordenador de Políticas Públicas Inclusão Social e Diversidade.


O evento representa um ponto de partida para ampliar o diálogo, construir pontes e promover a aceitação e o respeito mútuo, para que junto a sociedade, seja possível criar um ambiente de convívio social, onde a diversidade é não seja simplemente aceita, mas vista como uma fonte de enriquecimento cultural e social para todos.

Grupos como: GDICT, Grupo Dondocas e Grupo Meninas Trans de Catu apoiaram o evento que contou com artistas de renome de Catu e região, começando com um esquenta no sabádo(25) com o Dj Maeve, Tenda Eletrônica e Vel Paredão em frente ao palco da Praça Geonisio Barroso. Já no domingo (26), iniciando a tarde com Dj Murilo Simões trazendo a música eletrônica e hits sucessos das pistas de dança do momento atual e Tik Tok e finalizando com Caffe Pitta, considerada a Daniela Mercury do agreste baiano, puxou o trio na Avenida com muito suingue e axé music entre outros ritmos baianos.

A 12ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN de Catu 2023 foi um momento de união, celebração e inspiração para continuação de uma luta que a comunidade LGBTQIAPN leva em busca de um futuro mais inclusivo e igualitário para todos. A 12ª Parada foi realizada pela Prefeitura Municipal de Catu em parceria com a SEMAS, Departamento de Desenvolvimento Social e Coordenações de Políticas Públicas.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.