Comer melancia melhora a performance e aumenta a recuperação nos exercícios
Aminoácido L-citrulina acelera a remoção de ácido lático e permite que se faça treinos mais intensos.
Comer melancia antes dos exercícios ajuda a diminuir o tempo de recuperação, melhora a performance e reduz as dores musculares, segundo um estudo da Universidade Técnica de Cartagena, na Espanha, publicado na “Journal of Agricultural and Food Chemistry” esta semana.
O segredo da fruta parece estar no aminoácido L-citrulina, que acelera a remoção de ácido lático e favorece a performance, já que o atleta consegue fazer treinos mais intensos com recuperação mais rápida.
Os pesquisadores deram aos voluntários suco natural da fruta, suco natural enriquecido com o aminoácido ou placebo uma hora antes dos exercícios.
A partir daí, eles testaram a recuperação dos atletas e viram que os que tomaram os dois tipos de suco conseguiram diminuir a frequência cardíaca e as dores musculares em 24 horas, com uma diferença: o suco natural foi mais facilmente digerido pelo organismo.
Isto acontece porque ajuda na síntese de óxido nítrico e aumenta o transporte de glucose no músculo esquelético, explicaram os pesquisadores. (O GLOBO)