ComportamentoFINANÇAS

Conheça as Estratégias para economizar nas compras da Black Friday

Veja como aproveitar de verdade a black Friday e não cair em promoções que não valem seu investimento nem tempo na hora da compra. com o analista de finanças e comportamento Eduardo Almeida.

Eletrônicos, eletrodomésticos, moda ou beleza. O que você pesquisa para comprar na Black Friday? As vendas por meio virtual geram facilidade de pesquisa de preços para o consumidor e a comodidade da entrega, facilita a vida de quem quer adquirir um produto ou serviço. E as compras online têm se destacado, sobretudo durante a pandemia, quando houve um aumento significativo nas compras online em todo o mundo. De acordo com dados, o comércio eletrônico teve um crescimento acelerado, impulsionado pelas restrições de movimentação e pelo aumento da preferência dos consumidores por compras remotas. Além disso, as plataformas de delivery e os aplicativos de compras tiveram um aumento expressivo no número de usuários. As categorias mais populares de compras online durante a pandemia incluíram alimentos e bebidas, produtos de saúde e bem-estar, eletrônicos, móveis e artigos para casa.

Aprendemos a vender e comprar remotamente, e passado o período do distanciamento social, ainda tem aqueles que optam pelas compras no mundo virtual. Com a chegada da Black Friday, isso só aumenta. De acordo com dados históricos, esse evento tem se consolidado como uma das datas mais importantes para o comércio mundial. Só aqui no Brasil tem ganhado cada vez mais popularidade, com um aumento significativo nas vendas a cada ano que passa. E as categorias mais procuradas pelos consumidores são eletrônicos, eletrodomésticos, moda e beleza. Mas afinal quais são as dicas de ouro para aproveitar as promoções? Vem que eu te conto aqui no artigo.

Bloco ou caderno – Anote e não comprometa seu orçamento


Quando navegamos na internet são inúmeros os anúncios de vendas e promoções do ítem pesquisado. Se você se interessa por um smartphone, por exemplo, os pop-ups (as janelas que aparecem repentinamente na tela de um dispositivo) se encarregam de exibir as informações adicionais ou solicitações da sua pesquisa. Então é tentador resistir aquele precinho que parece caber no bolso. Mas, será que cabe mesmo?
Antes de se conectar às compras online começo trazendo a dica de milhões, faça um planejamento prévio. Para aproveitar as promoções da Black Friday sem comprometer o seu orçamento, é essencial colocar na ponta do lápis. Antes do grande dia, analise suas necessidades (se realmente precisa ou apenas deseja a compra) e estabeleça um limite de gastos. Faça uma lista dos produtos que você não pode mais ficar sem e defina um valor máximo para cada um deles. Dessa forma, você evita compras por impulso e garante que está adquirindo apenas o necessário, sem o supérfluo.

Mouse ou Celular na mão – Faça pesquisa de preços


Com as anotações dos produtos que você tem a necessidade de adquirir, vamos às atividades de descoberta de preços. Uma das estratégias mais importantes para economizar na Black Friday é realizar uma pesquisa detalhada dos valores praticados no mercado (assim você evita cair no velho golpe dos falsos baixos preços).

Consultando as ofertas online e encontrado um produto, verifique em diferentes lojas (tanto as virtuais quanto as físicas) e compare os valores. Fique atento para utilizar sites especializados e aplicativos que mostram o histórico de preços dos produtos desejados, assim você terá uma noção real do desconto oferecido na Black Friday. Lembre-se também de verificar a reputação das lojas, a qualidade dos produtos e o símbolo pequeno de um cadeado ao lado da janela de compras, antes de finalizar a sua. Seu rico dinheiro merece proteção e cuidado. Outro detalhe, que alguns sites ou aplicativos de compras digitais fazem, é fornecer um pequeno desconto quando colocado o produto no carrinho de compras. Deixe ele lá alguns dias, se você realmente ainda quer aquele ítem irá voltar e comprar. Quando isso acontecer, essas lojas de compras às vezes fornecem algum abatimento no preço, para incentivar a finalização da compra do produto.

Aperta o play – Hora dos cupons e cashbacks


O dever de casa já foi feito? Se você realizou as anotações das suas finanças colocando o que você realmente precisa, definindo um teto de gasto e verificando as ofertas, é hora de economizar ainda mais. Na hora das suas compras da Black Friday não esqueça de utilizar cupons de desconto e programas de cashback. Muitas lojas oferecem cupons promocionais que podem ser encontrados em sites especializados ou nas próprias páginas dos mercados. Além disso, alguns aplicativos e plataformas oferecem programas de cashback, onde você recebe uma porcentagem do valor gasto de volta. Essas estratégias adicionais, mercadologicamente falando, fidelizam o cliente fazendo com que eles voltem outras vezes. E do ponto de vista do consumidor, é um plus na carteira já que ajuda a maximizar os descontos poupando ainda mais durante a Black Friday.

Quem não gosta de desconto?


Com essas dicas você já está preparado para ir às compras. Porém, lembre-se sempre de manter o controle financeiro durante esse período de promoções. Estabeleça um limite de gastos, pesquise os preços e utilize as estratégias mencionadas para garantir que você esteja fazendo compras conscientes e econômicas. A Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para adquirir produtos desejados por um preço mais baixo, desde que você esteja preparado e siga essas estratégias. E para ter outras dicas gratuitas confira meus cursos online e tenha uma consultoria financeira personalizada. Minha equipe da “Comportamento & Finanças” está preparada para te ajudar. Siga meu canal no Youtube “Comportamento & Finanças” e minha página no Instagram: @eduardojsalmeida. Antes de aproveitar as promoções clica no site: www.comportamentoefinancas.com.br.

Sobre Comportamento & Finanças (C&P)


A empresa nasceu para atender uma demanda crescente, principalmente de pessoas e famílias, por soluções para a organização financeira. Atendendo essa demanda a Comportamento e Finanças proporciona qualidade de vida para essas pessoas. A ideia de se criar uma empresa focada na organização financeira, surgiu há dois anos, inicialmente com o blog Comportamento e Finanças, disponibilizando conteúdo sobre finanças pessoais e comportamento humano, na sequência a C&F passou a oferecer a Consultoria Financeira, um atendimento exclusivo e personalizado para atender as demandas de cada cliente.
Hoje, além da Consultoria Financeira, vários conteúdos gratuitos são disponibilizados nas principais plataformas sociais: Facebook, Instagram, Youtube e blog Comportamento e Finanças, por Eduardo Almeida.

Sobre Eduardo Almeida


Eduardo ALmeida é Especialista em Educação Financeira pela UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista em Presidente Prudente/SP) e graduado em Administração pela UNIME em Salvador/BA, o Educador Financeiro realiza palestras e presta consultoria para pessoas, famílias, micro e pequenas empresas.
Sua jornada no Brasil passou por Porto Alegre/RS, onde iniciou uma imersão com várias formações em Coaching. Em Curitiba/PR teve sua formação em Analista de Perfil Comportamental (DISC), em Brasília/DF suas experiências foram em formação para Master Coaching.
Para melhor atender o mundo corporativo business o Educador Financeiro estudou em Uberlândia/MG onde fez sua formação e (Avanced Executive Coaching).

Veja mais matérias com Eduardo Almeida: