Eleições para Conselheiro Tutelar foram tranquilas e participativas nesse domingo em Catu
Quatro reeleições entre os cinco eleitos dois retornam ao cargo de conselheiro na cidade , mostraram que a população está atenta a atuação dos ocupantes do cargo.
Nesse domingo, dia 1º, nas capitais e municípios brasileiros, eleitores escolheram os candidatos que devem compor as vagas disponíveis, para um mandato de quatro anos (2024 a 2027). Cada conselho é formado por cinco titulares, que têm a missão de tornar real o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em vigor desde 1990. Em Catu 3 dos 5 eleitos foram fruto de reeleição e dois estão retornando apontando na direção que os municípes estão atentos a atuação dos ocupantes do cargo. Entenda o processo no link a seguir.
Os nomes dos eleitos em Catu foram:
-Natan de Jesus Santos 1208 votos
-Edenildes Ferreira dos Santos 1190 votos
-Paula Carlene Soares dos Santos 1110 votos
-Daniele Benta dos Santos 1105 votos
-Maria Cleide das Virgens Melo 1070
Suplentes:
Lucas de Jesus Viana
Fernanda Souza de Jesus “
Aldeneide de Jesus
Valdemir de Jesus Junior
Evanir Lima dos Santos

Segundo Maria Cleide, que também já foi conselheira tutelar há alguns anos atrás, ” pretendo continuar trabalhando com as crianças e adolescentes, defender e lutar pelos seus direitos com a experiência e conhecimento que adquiri enquanto fui conselheira, sempre atuante na área da infância, pretendo fazer valer o que preconiza o ECA e manter a dedicação exclusiva em prol dos mesmos.” Destacou.
Segundo Denize Barbosa, mais conhecida como “Denize da Paróquia ou Denize da Fé”, ‘ a eleição foi boa, tranquila, o processo teve lisura, não observei nenhuma intercorrência atuei como delegada e fiscal, podendo testemunhar todo processo, inclusive de apuração, que foi rápida e dinâmica, sendo iniciada às 17:30h e finalizando às 19:30h, obtendo o total final dos eleitos através do voto, mas ainda não oficializdo, devido a espera necessária para ver se houve alguma intercorrência, alguma impugnaçao de candidato, por isso, ainda não foi oficalmente divulgado pela Prefeitura e demais órgãos oficiais.” Destacou a Assistente Social e ex-vereadora de Catu.
Funções do Conselheiro Tutelar
Entre as funções importantes do conselheiro tutelar está: como prestar atendimento a crianças, adolescentes, pais e responsáveis, requisitar serviços públicos em todas as áreas, além de encaminhar casos ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, quando necessário, garantindo o cumprimento absoluto prioritariamente na efetivação de direitos, orientando a construção da política municipal de atendimento. Atende queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos.
Matéria relacionada: