Marcos Mion pede conscientização sobre ruídos dos fogos de artifício: ‘Muita gente sofre’
Apresentador tem um filho autista e pede que substituam fogos de artifício pelos que emitem luzes sem barulho.
O apresentador fMarcos Mion usou a mídia para pedir que os barulhentos fogos de artifício sejam substituídos pelos que não têm som. O apelo tem como propósito preservar a saúde auditiva dos animais e das pessoas mais vulneráveis.
Marcos e a mulher, Suzana Gullo, são pais de Romeo, 17 anos, que tem autismo e são tutores dos peludinhos Pankeka, Pipoka, Paçoka e Pudim. O apresentador sabe bem como os fogos fazem mal a eles:
“Parem com os fogos de artifício! Por causa dos cachorros, dos autistas, dos idosos, das pessoas nos hospitais, dos bebês recém-nascidos. Mas a minha batalha é principalmente por causa dos autistas e por causa dos cachorros.”
Mion compreende que os fogos são uma tradição e trazem uma beleza ímpar. Mas atualmente já existem os que não fazem estardalhaço.
“Eu sei que é lindo, eu sei que é uma tradição, mas já existem os fogos que não fazem barulho e fazem o colorido. Não tem por que não trocar. O meu pedido é esse: que as pessoas se conscientizem em relação a isso porque tem muita gente que sofre.” A matéria foi do GShow em 2022, mas é tão atual e pertinente para esse momento junino, que trouxemos novamente como referência para lembrar a importância de debater a questão, e repensar oocomprtamento que é tradicional mas que traz danos a vida de pessoas e animais, em um tempo que se fala tanto sobre sororidade.
Lei proíbe fogos de artíficio no Rio
E no Rio de Janeiro uma boa notícia: a Câmara Municipal aprovou em 06 de dezembro de 2022, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 22-A/2018, que proíbe a fabricação, comercialização e uso de fogos de artifício na cidade. A regra proíbe qualquer utilização de fogos de artifício por indivíduos isolados, mas permite o uso de fogos sem estampidos ou, ainda, os que produzam barulho de até 120 decibéis nos casos de eventos realizados pela Prefeitura do Rio ou por instituições autorizadas pelo Executivo municipal.
Na Bahia, algumas cidades baianas também já aderiram a ideia dos fogos sem barulho, é o caso de Porto Seguro, que sancionou a lei em 20 de agosto de 2020. Milhões de adultos e crianças morrem ou ficam mutilados em função dos fogos todos os anos, na natureza o prejuízo tem sido imensurável. Veja a lei na íntegra abaixo:
A ciência comprovou que a fumaça dos fogos não se dissipam, e sim, transformam-se em agentes altamente cancerígenos, atacando principalmente a parte neurológica das crianças. Por iso em Catu-Ba, no próximo dia 17 de junho, às 16h, será realizada uma Cãominhada contra os fogos de artifício. Veja mais no link a seguir:
https://www.catuacontece.com.br/tag/fogos-de-artificio/
Na programação da CÃOMINHADA está:
Desfile de pets com participação de vários seguimentos da sociedade
16 h – Distribuição de senhas no início para sorteio de brindes ao final;
Entrega de prêmio do CONCURSO CÃO INFLUENCER DE 2023 que está em curso nas redes sociais da Apac- Já são 13 pets de bairros diferentes de Catu-ba participando.
Sorteio de Brindes
Entrega simbólica de Projeto de Lei Proibitiva de fogos de artifício com efeitos sonoros aos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo.
Show ao vivo de música instrumental (guitarra do Mestre Ulysses Leal).
O evento é para conscientização dos perigos dos fogos de artifício para a saúde da população e dos pets. Antes será realizada uma live, no instagram da Revista Catu Acontece (@catu.acontece), no dia 14 de junho, às 20:30h, onde será abordado todas as questões de interesse da população relacionado ao tema.