Política

Promotor arquiva denúncia de nepotismo em Catu

A 2ª Promotoria de Justiça da Catu/BA, através do Promotor Dr. Tiago Ávila de Souza, arquivou o Inquérito Civil para apurar denúncia de nepotismo feita contra a Gestão Municipal de Catu.

Um fato chamou atenção no relatório inicial da decisão do arquivamento do Inquérito Civil, o Promotor Dr. Tiago Ávila de Souza escreveu: “Cuida o expediente de Inquérito Civil instaurado a partir de representação apócrifa que dava conta da prática de nepotismo pelo Prefeito Municipal de Catu…”

Mas, o que se entende por representação apócrifa? Segundo o dicionário Houaiss, significa não autêntico, que não é do autor a que se atribui. Duvidoso, suspeito. No caso de uma representação apócrifa é uma representação sem assinatura, ou seja, anônima

O inquérito civil instaurado para apurar eventual nepotismo envolvendo a   nomeação de Rosangela Maria Sales Mota, Secretária Municipal de Educação; Jucicleide Bezerra da Silva, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; e Mariana Silva de Araújo, Secretária de Governo, que segundo o denunciante anônimo atuaria “no setor público de Catu” desrespeitando a Lei do Nepotismo.

Realizada a apuração do caso, o Promotor Dr. Tiago Ávila de Souza não vislumbrou nele “ato de improbidade” que pudesse resultar em ação civil pública. Por isso, decidiu pelo arquivamento do inquérito.

Segundo a gestão, “fica claro que a “representação apócrifa” tinha apenas o fim político ou de politicagem, para atingir e tentar desestabilizar o núcleo duro da Gestão Municipal do Prefeito Pequeno Sales. Em especial, a Secretária de Governo, Mariana Silva de Araújo, que é encarada por alguns opositores como uma das peças-chave da sustentabilidade e equilíbrio técnico da gestão municipal.”

“Ainda conforme análise da núcleo da gestão municipal em Catu, a melhor estratégia é ser sempre muito forte; primeiro, em geral, depois no momento decisivo. Não há lei de estratégia melhor e mais simples do que manter as próprias forças concentradas. E o Prefeito Pequeno Sales tem demonstrado que a perfeição está na qualidade, não na quantidade. A profundidade dá fama, e equivale ao heroísmo em questões sublimes.”

Segue abaixo o documento que comprova o arquivamento do Inquérito Civil para apurar denúncia de nepotismo feita contra a Prefeitura Municipal de Catu:

file:///D:/Downloads/Decis%C3%A3o%20de%20arquivamento..pdf

A verdade é que o clima político de Catu ainda pega fogo como se já estivesse em plena disputa eleitoral. Como temos dito: “a eleição já começou!”