Agenda Cultural

Segunda edição do HalloWave acontece dia 12 de novembro em Catu

As lanternas de abóbora são uma tradição importante do HalloweenSzabo Janos/UnSplash

Inspirado no Halloween , a segunda edição do HalloWave promete agitar a noite do dia 12 e novembro, no clube-Cepe Catu, na Aruanha, com intuito de diversificar a cultura local, trazendo elementos excêntricos e que estão presentes na cultura pop há décadas.

Em meados da década de 70, com o boom dos eventos geeks e da indústria cinematográfica de Hollywood, o tema Halloween ficou cada vez mais enraizado na cultura voltada aos jovens.

A palavra Halloween é uma versão abreviada das frases All Hallows ‘Eve ou All Hallows’ Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, na tradução para o português.

O Halloween vem de um antigo festival pagão celebrado pelos celtas há mais de 2.000 anos, chamado Samhain.

Samhain significa “fim do verão” e marca o início do inverno. Acredita-se também que o Samhain celebra o início do ano celta – eles acreditavam que essa era uma época em que os mortos podiam andar entre os vivos.

A tradição de doces ou travessuras começou em áreas do Reino Unido e da Irlanda. As pessoas iam de casa em casa fazendo “souling” – encomendando pequenos pães chamados “bolos de alma” em troca de uma oração.(Fonte: CNN)

Os adultos também iam de porta em porta pedindo comida e bebida em troca de uma música ou dança. O festival acontecia no Reino Unido, Irlanda e noroeste da França.

Há algum tempo essa cultura vêm se propagando na cidade de Catu, tendo sua presença em eventos temáticos, aniversário e raves.

Seguindo o embalo, a equipe da Alanos Publicidade projetou o HallloWave, que traz um formato mais amplo: a inclusão de itens da cultura pop e atividades recreativas em meio ao evento torna a ideia única e personalizada quando comparado ao que é feito no Brasil.

“É preciso pensar nesse projeto não apenas como um evento, mas como uma possibilidade de expandir o leque de opções culturais na cidade, agregado aos jovens” – enfatizou um dos organizadores.

O evento acontecerá no Clube CEPE e contará com diversas atrações, dentre elas: DJ Karv, Ivis Black, Maeve, Max, Robson Gabriel, Conjura (rock), últimos de nós (rock) e muito mais.

Para adquirir a pulseira no valor de R$ 15,00 reais, basta enviar uma mensagem no direct do Instagram oficial do evento, no link: https://instagram.com/hallowaveofc?igshid=YmMyMTA2M2Y= ou ir nos pontos de vendas: Clube CEPE, WSD( Loja de Produtos de Informática na Aruanha), Prefeitura de Catu, Secretaria de Desenvolvimento Social.

O evento também conta com a parceria da Revista Catu Acontece para ampliar a divulgação da ação.

Curiosidade:

Jack-o’-lanterns (as tradicionais abóboras esculpidas usadas como lanternas) são o símbolo do Halloween. As pessoas na Irlanda e na Escócia usavam originalmente beterrabas ou nabos como lanternas no Halloween.

Uma lenda irlandesa diz que Jack-o’-lanterns têm o nome de um homem chamado Jack, que não podia ir ao céu, nem ao inferno e foi forçado a andar pela terra para sempre com apenas um carvão do inferno para acender sua lanterna.

O nome Jack-o’-lantern também pode ser derivado do vigia noturno que acendia as lanternas das ruas todas as noites.

Imigrantes da Irlanda e da Escócia trouxeram o Halloween para a América do Norte no século XIX. Imigrantes haitianos e africanos carregavam crenças vodu sobre gatos pretos, fogo e bruxaria. (Fonte: CNN)

SERVIÇO:

Quando? 12 de novembro

Onde? Clube Cepe Catu, Bairro da Aruanha, Catu-Bahia

Porque? Para promocionar uma vertente cultural diferente e uma alternativa de entretetimento original para os jovens de catu e região.

Como? Através da aquisição de ingressos

Valor? R$ 15,00 reais individual.

Locais de vendas? Clube CEPE, WSD( Loja de Produtos de Informática na Aruanha), Prefeitura de Catu, Secretaria de Desenvolvimento Social.

Redação