Saúde

Xarope caseiro para limpar os pulmões: acabe com a rouquidão e o incômodo na garganta agora mesmo

Os xaropes são remédios de ação expectorante que, com certeza, você já deve ter tomado em algum momento da sua vida. Por vezes lembrados como receitas de avós, os xaropes caseiros são ótimos aliados no combate à tosse e ao congestionamento das vias aéreas.

Antes de tudo, é necessário entender que existem variadas receitas de xarope caseiro para limpar os pulmões. Contudo, separamos para você uma das mais eficientes, pois além de auxiliar na limpeza das vias respiratórias, eliminando o muco, aumenta a imunidade. Ademais, seu uso também ajuda a diminuir a irritação na garganta.

Como fazer xarope caseiro para limpar os pulmões

Apesar de existirem receitas diferentes, os xaropes caseiros apresentam características em comum. Algumas delas são, por exemplo, o fato de serem doces, possuírem consistência de “melaço” e, geralmente, serem escuros. Dito isto, confira os ingredientes que você precisará para fazer o seu próprio xarope caseiro.

4 a 5 ramos de hortelã;

1 xícara de açúcar;

1 limão;

1/2  cebola média (com casca);

2 dentes de alho (com casca);

Metade de um gengibre (ou 5 colheres de sopa);

1 pauzinho de canela;

Cravo-da-índia (10 cravinhos)

2 colheres de sopa de guaco; efeito calmante

3 colheres de sopa de mel;

400 ml de água filtrada.

Para começar, misture em uma panela o açúcar, a canela, o cravo-da-Índia, a cebola e o gengibre. Leve os ingredientes ao fogo e, assim que o açúcar derreter, adicione a água e tampe a panela. Deixe a mistura ferver em fogo baixo por 20 minutos. Em seguida, adicione o alho (ralado), a casca do limão e deixe apurar por mais um minuto.
Após esse tempo, com o fogo desligado, acrescente o guaco, a hortelã e o suco de limão. Então, misture tudo, tampe a panela e espere esfriar. Por último, coe a mistura e adicione 3 colheres de sopa de mel.

Os benefícios do xarope caseiro

Devido a sua composição, o xarope caseiro para limpar os pulmões entrega muitos benefícios à saúde. Além de sua função inicial, ele tem efeito broncodilatador e ação anti-inflamatória.No entanto, o expectorante caseiro ainda possui ação antisséptica e efeito calmante, o que ajuda a eliminar o catarro e desinflamar os pulmões. Ou seja, mais um benefício do xarope caseiro é a função de eliminar a tosse seca.

Como usar e conservar o xarope caseiro

Para terminar, o xarope caseiro para limpar os pulmões deve ser consumido 3 vezes ao dia para melhores resultados. Dessa forma, tome uma colher do expectorante pela manhã, tarde e noite durante 7 dias. Entretanto, você já vai se sentir melhor antes mesmo de passar esse tempo. Por fim, conserve o seu expectorante em um pote de vidro (esterilizado) com tampa. Você pode guardá-lo tanto dentro como fora da geladeira. 

Fonte: Casa Agro

Redação