Em tom de campanha, Lula chama Bolsonaro de ‘biruta de aeroporto’ e ‘incompetente’
Petista afirma que o atual presidente da República não se preparou para governar.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poupou críticas nesta sexta-feira ao presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista após passar a semana em conversas políticas na capital federal, Lula chamou Bolsonaro de “maluco beleza”, “biruta de aeroporto”, “incompetente” e que “não serve nem para síndico”. Lula enfatizou que o país precisa de um novo governante.
O ex-presidente passou a semana em Brasília cumprindo várias agendas políticas. Ele começou a coletiva de imprensa dizendo que no próximo ano irá “brigar muito para consertar o Brasil”. Lembrou também que completa hoje um ano e oito meses que deixou a prisão em Curitiba (PR).
Ao comentar sobre a atual crise econômica, inflação alta, combustíveis caros e a população passando fome, Lula afirmou que Bolsonaro não se preparou para governar.
— É com muita tristeza, num país de 250 milhões de habitantes, com a riqueza que nós temos, que vemos o retorno da fome. Temos riqueza de água, do meio ambiente, petróleo. Tudo isso não vale nada nas mãos de alguém que não se preparou para governar. Nas mãos de alguém que não conseguiria comandar um conjunto habitacional, se fosse síndico — disse Lula.
Citando as manifestações antidemocráticas de Sete de Setembro, quando Bolsonaro criticou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e depois enviou uma mensagem de pacificação, a “Declaração à Nação”, Lula disparou:
— No dia Sete de setembro de manhã, (Bolsonaro) ruge como o leão e depois mia como um gatinho — disse, criticando também seu rival por não fazer nenhum gesto de solidariedade às vítimas de Covid 19.
Na entrevista, após ser questionado sobre a Amazônia, o ex-presidente destacou que o Fundo da Amazônia, assinado em seu governo, antes era bem administrado. O fundo, que capta doações para projetos de preservação e fiscalização do bioma, está sem atividade desde 2019.
— O acordo entre Brasil, Alemanha e Noruega foi assinado por mim quando presidente da República e foi gerido com muita competência até que o maluco beleza chegasse — afirmou.
Fonte: O Globo