Catu: vacinação suspensa para adolescentes sem comorbidades
A vacinação de adolescentes sem comorbidade foi suspensa nesta quinta-feira (16) pela Secretaria Municipal de Saúde do Município, por orientação do Ministério da Saúde, que defende ainda não estar claro os benefícios da vacinação contra covid-19 em jovens de 12 a 17 anos, sem doenças preexistentes.
A medida foi divulgada na manhã de hoje, através da Nota Técnica nº 40/2021. Com uma das justificativas para a medida, o documento afirma que o desenvolvimento do quadro da Covid-19 em crianças e adolescentes não é alarmante como em outras idades. “A maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela COVID-19 apresentam evolução benigna, apresentando-se assintomáticos ou oligossintomáticos (com leves ou poucos sintomas)”. Há também a justificava de que a média móvel de casos e óbitos por coronavírus caiu no país, mostrando um cenário epidemiológico melhor.
A aplicação da Pfizer/BioNTech – único liberado para faixa etária no Brasil – continua a ser recomendada para adolescentes a partir dos 12 anos que “apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade”, esclarece a nota.
Seguindo a nova recomendação, a Prefeitura de Catu, através da Sesau anunciou que seguirá imunizando apenas os adolescentes de 12 a 17 anos com condições especiais: portadores de comorbidades e deficiência permanente.
Fonte: Ascom PMC