Saúde

OMS faz alerta sobre variante “mu”, que chegou ao Brasil com a Copa América

Variante “mu” já foi identificada em 39 países.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta para a variante B.1.621 do coronavírus, chamada “mu”. Identificada pela 1ª vez na Colômbia em janeiro, a cepa foi classificada como variante de interesse pela entidade na última segunda-feira (30).
A variante foi identificada no Brasil no dia 13 de junho, na época dos jogos da Copa América, em duas pessoas da delegação colombiana, que jogou contra o Equador em Cuiabá. Além do Brasil, a “mu” já foi identificada em outros 38 países.
De acordo com a OMS, a variante tem uma “constelação de mutações que indicam propriedades potenciais de escape imunológico”. Segundo dados preliminares, a cepa “mu” pode ser mais resistente às vacinas, assim como a Beta, mas ainda são necessários mais estudos para comprovar essa hipótese. 
Segundo os cientistas, a prevalência global da variante caiu, mas o número de casos relacionados à “mu” aumentaram significativamente na Colômbia, onde é responsável por 39% do casos sequenciados, e no Equador, onde foi identificada em 13% das amostras.

Fonte: São Gonçalo

Foto Capa: Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press