A - Mais RegiõesEducação

Mata de São João lança campanha para estimular a aprendizagem

O +IDEB, que será lançado nesta quarta (18), visa estimular alunos e profissionais da educação na recuperação e otimização do aprendizado.

Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de Mata de São João, através da Secretaria de Educação, fará o lançamento oficial da campanha +IDEB. O lançamento acontece no Centro de Convenções da Praia do Forte, às 15h, com a presença de professores, estudantes, gestores e autoridades locais.

As aulas presenciais começaram oficialmente no dia 10 de março em Mata de São João. Mas foram 14 meses de escolas fechadas e os pais, professores e alunos demonstraram muita preocupação em recuperar o tempo perdido. Dentro deste cenário, a Prefeitura desenvolve ações para acolher os estudantes e dar todo suporte para que o aprendizado seja garantido.

+IDEB

 Para tentar suprir as carências dos estudantes, bem como garantir a recuperação da aprendizagem, a gestão municipal está motivando professores e alunos através do +IDEB. A ação visa estimular o corpo docente e discente nesse período que antecede a Prova Brasil, avaliação que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

As turmas do 5º e 9º ano terão reforço na aprendizagem dos componentes curriculares (língua portuguesa e matemática). Para que haja um plano de acompanhamento individual de cada aluno, as turmas terão no máximo 25 estudantes por sala.

Depois de meses fora das salas de aula, Mata de São João foi pioneira em reabrir as escolas, sempre seguindo todos os protocolos de saúde. Desde que reabriram as portas para os estudantes, as unidades de ensino já contam com mais de 50% de presença.

É visível que o aprendizado das crianças é maior dentro da escola, com todo amparo pedagógico, mas é inegável que o período de ensino remoto deixou muitas lacunas que devem ser preenchidas.

O prefeito João Gualberto explica que o Município não está medindo esforços para recuperar os prejuízos causados pela ausência das aulas presenciais. “A educação é fundamental e primordial na construção de uma sociedade justa e próspera” explica.

“Precisamos nos atentar para a formação das nossas crianças. Essa é uma preocupação constante da minha gestão e por isso aplicamos muitos esforços no setor da educação”, diz.

Fonte: Ascom PMSJ